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Governo Federal analisa construção de trem para transportar turistas de Teresina à Salvador

Por Bruna Dias
Divulgação / TSLA
Divulgação / TSLA | Bahia Notícias

O Governo Federal está analisando a viabilidade para a construção de uma “transnordestina turística”, um tipo de transporte que ligaria diferentes estados do Nordeste, entre eles a Bahia ao Piauí.

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Segundo o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), via entrevista ao Diário do Nordeste, é discutido a possibilidade de construir um trem que transportasse passageiros oriundos de Teresina (PI), passando pelo Maranhão, seguindo por todo o litoral nordestino até chegar em Salvador (BA).

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A ideia, conforme o governador cearense, seria para incentivar o turismo regional.

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“Todo mundo ganha, e você passaria a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas sim o turismo no Nordeste brasileiro. Então seria um baita ganho para todos, em vez de os estados estarem competindo um com o outro”, disse.

Para o governador, a implantação do modal depende do alto custo e viabilidade econômica do projeto.

“Um trem só para passageiro precisa de estudo econômico para saber se tem demanda, por exemplo, para um trem mais rápido. Porque é um investimento elevado, nenhuma empresa vai fazer isso sem demanda”, explicou Freitas.

Segundo a publicação, é estudado a possibilidade do meio de transporte funcionar na própria ferrovia Transnordestina, linha férrea projetada para o transporte de cargas, que irá ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto do Pecém, no Ceará.

O governador não negou a possibilidade da ferrovia ser utilizada para o transporte de pessoas.

“Está em discussão depois de uma conversa que tivemos lá em Iguatu. A Janja [primeira-dama] estava com o presidente Lula, contou isso a Lula e ele também interessado falou com o Tufi [presidente da Transnordestina]”, afirmou Elmato ao Diário.

Na hipótese em questão, seria instalado vagões de passageiros antes dos trens de cargas, como explicou o gestor do Ceará.

“Eu acho que é possível. Tem que ver a compatibilização. O fato de ser um trem de carga tem uma grande vantagem. Se eu não me engano, são três quilômetros de vagão. Então ter um vagão ou dois de passageiros para isso, o valor disso no custo total é absolutamente diluído”, opina.

Atualmente, cerca de 62% da construção da Transnordestina estão completas, de acordo com o que explicou a Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pela ferrovia de cargas, via Diário. A previsão de conclusão do projeto é em 2027.

Fonte: Bahia Notícias

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