CEO do Carrefour pede desculpas ao Brasil após criticar carne brasileira

O CEO do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, enviou uma carta ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, pedindo desculpas pela polêmica gerada após a decisão do Carrefour França de não comercializar carnes do Mercosul, incluindo a brasileira. Na carta, Bompard destacou a qualidade da carne brasileira, elogiou o setor agropecuário do país e atribuiu o ocorrido a uma "confusão na comunicação".
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“Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeitando as normas e com sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira, pedimos desculpas”, escreveu Bompard.
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A polêmica começou quando, na semana passada, Bompard anunciou o apoio aos agricultores franceses, afirmando que os supermercados da rede na França deixariam de comercializar carnes do Mercosul. A decisão gerou fortes críticas por parte do governo brasileiro e de representantes do setor privado, que interpretaram a declaração como um ataque ao mercado agropecuário brasileiro.
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Reafirmação do compromisso com o Brasil
Na carta, Bompard destacou que o Carrefour Brasil é a operação mais relevante do grupo no mundo, empregando mais de 130 mil pessoas e dobrando seus investimentos nos últimos anos. Ele também reafirmou o compromisso de continuar adquirindo quase toda a carne comercializada no Brasil diretamente dos produtores brasileiros.
"São os mesmos valores de criar raízes e parceria que inspiram há 50 anos nossa relação com o setor agropecuário brasileiro, cujo profissionalismo, cuidado à terra e aos produtores conhecemos", declarou.
Bompard também ressaltou que a decisão na França foi motivada por uma crise enfrentada pelos agricultores franceses e não reflete a relação do Carrefour com o Brasil. Ele garantiu que o grupo continuará promovendo a produção local, fomentando a economia brasileira e investindo no país.
Repercussão
A carta é vista como uma tentativa de apaziguar as relações com o Brasil, após o impacto negativo gerado pela declaração inicial. A medida reafirma o compromisso do Carrefour com a parceria de longo prazo com a agricultura brasileira, essencial para a operação global da empresa.
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