Globo Repórter destaca pioneirismo do Piauí no ensino de inteligência artificial nas escolas

O programa Globo Repórter, exibido nesta sexta-feira (22), trouxe um olhar especial sobre a presença crescente da inteligência artificial (IA) no cotidiano dos brasileiros. Entre os destaques, a iniciativa pioneira do Piauí em integrar o ensino de IA ao currículo escolar ganhou visibilidade nacional, mostrando como a tecnologia está transformando a educação em um dos estados mais desafiadores do Brasil.
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Desde o início de 2024, mais de 120 mil alunos da rede estadual do Piauí têm a inteligência artificial como disciplina obrigatória no 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio. Esse projeto inovador, reconhecido pela Unesco, posiciona o estado como o primeiro das Américas a implementar a IA de forma estruturada na educação básica.
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No município de Guaribas, no sertão piauiense, o aprendizado ocorre de maneira criativa. Apesar da limitação de computadores no laboratório de informática, os professores utilizam recursos simples como cartolina e canetas coloridas para ensinar conceitos complexos de IA. Alunos como Brenda Marques do Nascimento relatam o impacto transformador das aulas: “Depois das aulas que a gente começou a ter sobre IA, minha mente abriu sobre esse tipo de conteúdo.”
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A iniciativa do Piauí foi apresentada na Semana de Aprendizagem Digital da Unesco, em Paris, pelo professor Christian Brackmann, do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). O projeto também conta com parcerias de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Além da educação, o Globo Repórter destacou aplicações da inteligência artificial na saúde e no dia a dia, como o uso de relógios inteligentes no monitoramento cardíaco de pacientes pelo InCor. O programa reforçou a importância de preparar a sociedade para lidar com as rápidas transformações tecnológicas.
O reconhecimento nacional e internacional do Piauí reflete o papel estratégico da educação no combate às desigualdades regionais, mostrando como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento.
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