Empresário da Barão Veículos é alvo de operação contra lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

Na manhã desta quinta-feira (14), o empresário Josimar foi alvo de uma operação deflagrada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), que visa combater a lavagem de dinheiro e organizações criminosas no Piauí. Josimar é acusado de liderar um esquema de lavagem de dinheiro por meio de diversas empresas, algumas legais e outras de fachada, com o objetivo de ocultar os lucros ilícitos provenientes do tráfico de drogas.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Entre as empresas vinculadas a Josimar, destaca-se a Barão Veículos, que já havia sido interditada em uma operação anterior do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), mas continuava operando de forma clandestina, movimentando grandes quantias financeiras. O empresário, que não possuía bens ou empresas registradas em seu nome, usava de artifícios como a transferência de ativos para familiares, como esposa e filhos, que atuavam como co-autores do esquema criminoso, por meio de procurações.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
De acordo com investigações, reveladas pelo delegado Samuel, a movimentação financeira de uma de suas empresas foi considerada atípica pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), com a quantia aproximada de R$ 800 milhões, movimentada ao longo de cinco anos. A operação financeira era alimentada pelo tráfico de drogas, já que o inquérito de lavagem de dinheiro tem como crime anterior o tráfico. Além do empresário, seus filhos também foram alvos da operação, que busca desmantelar a rede de lavagem de dinheiro e seus vínculos com a facção criminosa Bonde dos 40.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
