Fim da escala 6x1 ganha apoio, mas enfrenta resistência no Congresso

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa abolir a jornada de trabalho 6x1 no Brasil, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), já arrecadou 71 assinaturas, incluindo a bancada completa do PSOL e 37 deputados do PT. No entanto, para ser protocolada, a PEC precisa de 171 assinaturas na Câmara dos Deputados e mais 27 no Senado.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A escala 6x1, adotada em setores como comércio, saúde e serviços, foi instituída décadas atrás e obriga o trabalhador a trabalhar seis dias consecutivos, com apenas um dia de descanso. Embora esse modelo tenha sido amplamente utilizado para atender à demanda contínua desses setores, ele tem sido alvo de críticas. Especialistas e defensores da mudança apontam que a jornada extenuante compromete a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, dificultando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A campanha liderada por Hilton visa oferecer uma alternativa que garanta melhores condições de descanso, permitindo aos trabalhadores mais tempo livre para a vida pessoal, a família e o lazer. No entanto, a proposta enfrenta forte resistência de partidos de direita no Congresso, como o PL, que tem se mostrado reticente quanto à reforma. Apenas um deputado do PL assinou a PEC até o momento, enquanto alguns parlamentares de outras legendas de direita, como o União Brasil, Republicanos, PP, PSDB e Solidariedade, também apoiaram a proposta.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O impasse nas negociações sobre a PEC reflete o desafio de conciliar as necessidades dos trabalhadores com os interesses de setores empresariais que dependem de uma jornada de trabalho extensa para manter a produtividade. Para avançar, a proposição precisará de um esforço conjunto para superar as resistências e reunir o número necessário de assinaturas para garantir que a proposta seja discutida no Congresso.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
