Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Operação cumpre mandados no Piauí em endereços ligados a policiais suspeitos de desvio de cargas

Por Bruna Dias
Foto: Divulgação/MPPI
Foto: Divulgação/MPPI | MPPI

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Teresina, Piripiri e Pedro II, na manhã dessa quarta-feira (30), em apoio a Operação Lignum, deflagrada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Os trabalhos da operação foram coordenados pelo Núcleo de Investigação Criminal (NUINC/MPCE) e contou com o apoio do Gaeco do Ceará e da Delegacia de Assuntos Internos da Controladoria-Geral de Disciplina.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Segundo investigações preliminares, há suspeita de que os agentes públicos recebiam, em forma de doação, cargas de madeiras apreendidas na Serra da Ibiapaba pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e repassavam o material a empresários em troca de vantagem financeira.  

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em desfavor dos investigados nos estados do Ceará e Piauí, cuja origem partiu de dois procedimentos investigatórios, que apuram a prática, em tese, dos crimes de associação criminosa (art. 288 do CP), peculato (art. 312 do CP), corrupção passiva (art. 317 do CP) e corrupção ativa (art. 333 do CP).

Visando ao aprofundamento das investigações, o NUINC requereu medida cautelar de busca e apreensão pessoal e domiciliar e afastamento de função pública, medidas deferidas pelo 5º Núcleo Regional de Custódia e Inquéritos com sede em Sobral, no Ceará. Foram afastados, pelo período inicial de 30 dias, dos cargos públicos um delegado de polícia civil e um escrivão.

O material apreendido seguirá para análise do Ministério Público do Ceará, e o resultado das demais medidas serão objeto de acompanhamento ministerial com o objetivo de concluir a investigação.

Fonte: MPPI

Comente