UFMA suspende eventos e abre sindicância para investigar performance: 'Educando com o c*'

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou a suspensão de eventos ligados ao Programa e Grupo de Pesquisa envolvidos em uma performance que gerou ampla repercussão nas redes sociais. A decisão foi tomada após a divulgação de um vídeo em que uma estudante de mestrado, Tertuliana Lustosa, realiza uma apresentação com conotação sexual durante o evento "Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul Global", realizado no Centro de Ciências Humanas (CCH).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Em resposta ao episódio, a UFMA emitiu uma nota oficial informando a instauração de uma sindicância investigativa, conforme a Portaria GR nº 1208/2024, com o objetivo de apurar os fatos de maneira rigorosa. A universidade também oficiou a Procuradoria Federal junto à instituição para avaliar e adotar medidas judiciais cabíveis, devido aos danos sociais e de imagem causados à instituição.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Além disso, a administração da UFMA revisou seus procedimentos para a realização de eventos, conforme a Resolução nº 331-CONSAD de 21 de outubro de 2024, e suspendeu temporariamente as atividades do Programa e Grupo de Pesquisa envolvidos até a conclusão da investigação.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Entenda o caso
O vídeo que viralizou nas redes sociais na última quinta-feira (17) mostra Tertuliana Lustosa, uma mulher trans e estudante de mestrado, realizando uma performance durante uma mesa de debates sobre “Dissidências de Gênero e Sexualidades”. A apresentação, de cunho sexual, provocou indignação e gerou intensas discussões nas redes, questionando o nível acadêmico e o uso de recursos públicos para financiar eventos como esse. A estudante, que publicou o vídeo em suas redes sociais, defendeu a performance como parte de sua pesquisa acadêmica, intitulada "Educando com o cu, introdução às pedagogias do corpo e do prazer".
O evento foi patrocinado pelo Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e contou com a participação de diversos acadêmicos, como Andreone Medrado e Leticia Nascimento. A UFMA, no entanto, esclareceu que não utilizou recursos próprios para financiar o evento.
Ver essa foto no Instagram
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
