PF desmonta esquema de fraudes em vestibulares de medicina no Piauí e outros estados

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (16), a 4ª fase da Operação Passe Livre, com ações no Piauí, Pará, São Paulo e Tocantins, para desmantelar um esquema de fraudes em vestibulares de medicina. No Piauí, a operação se concentrou em Parnaíba, onde um mandado de busca foi cumprido na residência de um estudante. Ao todo, 27 mandados de busca foram expedidos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O grupo criminoso é acusado de facilitar o ingresso de candidatos em cursos de medicina, cobrando R$ 2 mil para resolver provas ou fornecer respostas de vestibulares online, utilizando-se de falhas nos sistemas de segurança. Em alguns casos, até nove candidatos eram beneficiados simultaneamente, com integrantes do esquema resolvendo questões ou realizando as provas em nome dos candidatos.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A investigação, que se iniciou com fraudes ao Enem em 2022 e 2023, já identificou mais de 30 envolvidos. A PF também comprovou transferências bancárias relacionadas ao pagamento pelas fraudes. Os envolvidos podem responder por crimes como estelionato, associação criminosa e falsidade ideológica. Até o momento, não há indícios de envolvimento das faculdades nos crimes, com o foco voltado para os beneficiários e os responsáveis pela fraude.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A operação, coordenada pela PF do Pará, continua com a investigação sobre a extensão do esquema e a identificação de novos envolvidos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
