Dia do Nordestino: saiba mais sobre a data

Hoje, 8 de outubro, é comemorado o Dia do Nordestino. A data, além de ser uma homenagem à cultura, à história e ao povo da região Nordeste do Brasil, foi criada para valorizar as tradições e o legado de uma das regiões mais ricas culturalmente do país, celebrando a diversidade e a contribuição dos nordestinos para a identidade nacional.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Origens do Dia do Nordestino
A data foi instituída em São Paulo em 2009, como uma homenagem ao poeta popular, compositor e cantor cearense Patativa do Assaré que morreu em 2002, aos 93 anos. Nascido Antônio Gonçalves da Silva, em 1909, foi mais tarde que o poeta adotou o nome Patativa, que compara a beleza de sua poesia ao canto da ave nordestina.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O Projeto de Lei n° 2755, de 2022, que prevê a criação da data, por lei federal, em homenagem ao povo, à cultura nordestina e à diversidade folclórica típica da região está na pauta da reunião da Comissão de Educação nesta terça-feira (8).
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Embora inicialmente a data tenha sido oficializada no estado de São Paulo, ela foi rapidamente adotada em várias partes do país, tornando-se um marco nacional para o reconhecimento da importância do Nordeste e de seus habitantes na construção do Brasil.
Importância da data
O Dia do Nordestino vai além de uma simples comemoração cultural. É um momento para refletir sobre a contribuição dos nordestinos em diversas áreas, como a música, a literatura, a arte, a gastronomia e o folclore. A região é berço de grandes movimentos culturais, como o Movimento Armorial e o Tropicalismo, que moldaram a identidade artística do Brasil. Além de ser conhecido por resistência e luta por seus direitos.
Cultura nordestina
A cultura da região Nordeste é o conjunto de tradições, costumes e de manifestações artísticas e culturais que caracteriza a sua população e tem grande importância para a formação cultural do Brasil. A cultura nordestina teve origem a partir de influências das culturas indígena, africana e europeia."
As festas populares e as festas religiosas estão entre as principais manifestações culturais do Nordeste. Entre elas se destacam a Festa de São João, o Carnaval, a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim.
Danças
As danças típicas do Nordeste expressam os diferentes ritmos presentes na região, como o frevo, o maracatu e o forró.
Artesanato
O artesanato é uma importante fonte de renda e de manifestação cultural do Nordeste. É feito a partir de matérias-primas naturais, como fibras, folhas, cipós, madeira, areia e barro.
Literatura
A literatura nordestina contribuiu enormemente para a composição da literatura brasileira, com grandes nomes como Jorge Amado e Rachel de Queiroz. Na região Nordeste foi criada a literatura de cordel.
Lendas
Algumas lendas do Nordeste são o bumba meu boi, o Quibungo e a Cabra Cabriola.
Culinária
A culinária nordestina é rica em sabores e utiliza muitos ingredientes típicos da região. Entre os pratos do Nordeste estão o baião de dois e o acarajé.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
