Aliados de Tomé Portela divulgam pesquisa fake às vésperas da eleição

Os aliados do candidato da oposição, Tomé Portela (PT), divulgaram neste sábado (5), através de grupos de WhatsApp, uma pesquisa fake, em que ele supostamente aparecia com mais de 54% dos votos na preferência dos eleitores.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A suposta pesquisa não foi divulgada nas redes sociais do candidato, tendo em vista que não possui registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não estando, portanto, autorizada a ser divulgada ao público por não ser considerada válida.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A disputa pela prefeitura de Santa Cruz dos Milagres também conta com o candidato da situação, Edilberto Rodrigues (PP), que conta com o apoio do atual prefeito Wilney Rodrigues (PP), que possui mais de 80% de aprovação de sua gestão.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A partir de 1º de janeiro de 2024, a Justiça Eleitoral passou a exigir que as pesquisas eleitorais sejam registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de sua divulgação, cumprindo rigorosamente a legislação eleitoral vigente.
Pesquisas compartilhadas em grupos de WhatsApp sem o devido registro são consideradas fake news e configuram crime eleitoral, devido à falta de conformidade com as normas legais para a divulgação.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
