Conta de luz fica mais cara a partir de hoje (01) com volta da bandeira vermelha patamar 2

A tarifa de energia elétrica voltou a ter sobretaxa a partir deste domingo, 1º de setembro, com a reativação da bandeira vermelha patamar 2, autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida ocorre em meio à queda nos níveis dos reservatórios, causada pela seca que afeta o país, e marca a primeira vez em mais de três anos que essa bandeira é acionada.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A última vez que a bandeira vermelha patamar 2 esteve em vigor foi em agosto de 2021. Desde abril de 2022, o sistema de bandeiras ficou no verde, que foi interrompido apenas em julho de 2024, quando entrou a bandeira amarela, seguida por uma bandeira verde em agosto. Agora, a bandeira vermelha retorna, indicando custos mais altos para a geração de energia.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Com a bandeira vermelha patamar 2, a conta de luz terá um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, refletindo o aumento dos custos de produção. Segundo a Aneel, o retorno da bandeira se deve à previsão de chuvas abaixo da média para o mês de setembro, o que deve reduzir a afluência nos reservatórios das hidrelétricas para cerca de 50% abaixo da média histórica.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A decisão impacta diretamente o bolso dos consumidores, que enfrentarão contas mais caras em meio a um cenário de condições climáticas adversas e maior dependência de fontes de energia mais caras.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
