Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Doze serpentes são devolvidas ao habitat natural em Teresina

Por Victoria Régia
Foto: Divulgação/Gov-PI
Foto: Divulgação/Gov-PI |

Uma sucuri e outras 11 serpentes, como jiboias arco-íris, foram devolvidas ao seu habitat natural na última semana, através de uma ação da equipe de técnicos da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio) da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A ação foi planejada pela equipe da Gerência de Conservação da Fauna, que faz parte da DCBio, e por técnicos do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), com o objetivo de garantir o bem-estar dos répteis, animais sensíveis às temperaturas, que foram examinados e cumpriram a etapa de aptidão à liberação na natureza.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A diretora de Conservação da Biodiversidade, Jurema Chaves, afirma que a ação de planejamento e soltura faz parte do Programa Vida Livre e foi criteriosa. “Cumprimos o compromisso governamental de implementação da Política de Proteção aos Animais Silvestres no estado e o compromisso interno de gestão da Semarh”, pontua a gestora.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A sucuri e as demais serpentes foram transportadas na madrugada, a fim de garantir baixas temperaturas e o mínimo de estresse. Os animais foram liberados na região extremo-norte do Piauí, em áreas de ocorrências e cadastradas, pela riqueza e diversidade biológica.

Danielle Melo, auditora fiscal ambiental da Semarh, exalta a importância desses animais na cadeia alimentar e consequentemente, para o equilíbrio ambiental, ressaltando a emoção da equipe em ter cumprido essa devolução das serpentes ao habitat natural.

*Com informações da Semarh

Comente