Teresina ganha Banco Vermelho em campanha contra o feminicídio

Teresina ganha, na segunda-feira (17), um banco vermelho gigante com frases de conscientização e números de canais de denúncia de violência contra a mulher. Essa é uma iniciativa da senadora Jussara Lima, apoiada pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP) e pela Secretaria das Mulheres (Sempi).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Como a causa é grande, os bancos também são, e são usados bancos gigantes na cor vermelha para a conscientização por meio da instalação deles em espaços públicos e privados. Cada estrutura exibe mensagem de reflexão sobre o tema e traz uma placa com informação dos canais de ajuda às vítimas. O banco vermelho é um elemento de acolhimento, reflexão e informação.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Não podemos ficar sentadas no banco esperando que os homens parem de nos matar. É hora de levantar e agir! E a mudança de cultura de comportamento e a realização de ações efetivas de prevenção são os caminhos para evitarmos que mulheres percam suas vidas, que se tornem números em estatísticas’’, destaca Paula Limongi.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
"O feminicídio zero deve ser uma pauta de todos os governos - estadual, federal e municipal -, mas também da sociedade civil. Precisamos envolver todos em uma frente ampla para comover todo o Brasil, de modo que não aceitem mais esse crime. Torna-se necessário um pacto nacional contra a violência," explica Zenaide Lustosa, secretária das Mulheres do Piauí.
A gestora menciona que o Ministério das Mulheres já está trabalhando no pacto nacional. "Essa audiência proporcionará mais elementos para que possamos progredir no objetivo de alcançar o feminicídio zero," conclui Zenaide.
Para ela, é fundamental fortalecer esse sentimento na sociedade. A secretária destacou a importância do banco vermelho, que inclui mensagens de prevenção como parte da estratégia de combate à violência contra a mulher. "É mais uma ação para mobilizarmos a sociedade e avançarmos em direção ao feminicídio zero," enfatiza Zenaide.
Instituto Banco Vermelho (IBV)
A entidade atua ainda na articulação com os mais diversos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como com as empresas privadas, para o desenvolvimento e o engajamento de iniciativas que viabilizem a amplificação da pauta junto à população.
O Instituto Banco Vermelho conta com projetos de lei municipais aprovados em Recife (PE) e em Araguaína (TO), protocolados e em tramitação no Pernambuco; um projeto de lei federal já aprovado, e uma frente de articulação direta junto ao Senado Federal, proposto pela deputada Maria Arraes.
Atualmente o projeto já foi implantado por meio de bancos gigantes e/ou bancos pequenos em Pernambuco, Distrito Federal, Tocantins, São Paulo, Maranhão, Espírito Santo e em tratativas com diversos estados, além de um exemplar fixo no Senado Federal.
Fonte: Ccom
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
