Fim das carroças; Vereadores aprovam PL que proíbe uso de animais em Teresina

Na manhã desta terça-feira (04), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Teresina, o Projeto de Lei "Teresina sem Tração", de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), foi aprovado por 22 votos a 3.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A proposta visa o fim da tração animal na capital piauiense, substituindo cavalos e burros por veículos motorizados, como os triciclos elétricos popularmente conhecidos como "cavalos de lata".
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Em tramitação há três anos, o projeto prevê um plano de transição gradual, oferecendo incentivos aos carroceiros para que se adaptem à nova realidade. A expectativa é que a lei entre em vigor em seis meses, com a Prefeitura de Teresina tendo mais seis meses para cadastrar os trabalhadores e auxiliá-los na mudança de profissão.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O projeto oferece aos carroceiros a oportunidade de serem realocados em outros serviços disponibilizados pela Prefeitura, como coleta de lixo reciclável e limpeza urbana. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) e o Centro de Zoonoses serão responsáveis pelo cadastro e direcionamento dos trabalhadores.
No entanto, a medida encontra resistência por parte de alguns carroceiros, que temem ficar desempregados ou não se adaptar às novas atividades. A falta de diálogo prévio com a categoria também é um ponto de crítica.
Apesar das divergências, a aprovação do projeto "Teresina sem Tração" é vista como um passo importante para o bem-estar animal e a modernização da mobilidade urbana na capital. A substituição dos animais por veículos motorizados contribui para a diminuição do sofrimento animal, além de reduzir o impacto ambiental e melhorar a fluidez do trânsito.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
