Para 55% dos brasileiros, Lula não merece nova chance em 2026

Aproximadamente um ano e meio após o início de seu mandato, uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (13) revelou que a maioria dos brasileiros não vê com bons olhos a possibilidade de um novo mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados se mostraram contrários a essa ideia, enquanto 42% ainda consideram que o petista merece outra chance. A parcela que não soube ou não respondeu foi de 3%.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O estudo, realizado presencialmente com 2.045 eleitores entre os dias 2 e 6 de maio, apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Felipe Nunes, diretor da Quaest, observa que mesmo que as eleições de 2026 estejam distantes, a formação do cenário político já se delineia. Lula, segundo ele, precisará conquistar a confiança da maioria para consolidar sua candidatura. Enquanto isso, os nomes da oposição buscam ganhar visibilidade.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Os resultados da pesquisa mostram que a região Nordeste é a única em que a maioria dos eleitores (60%) apoia a ideia de um novo mandato para Lula, enquanto 38% rejeitam essa possibilidade.
Por outro lado, no Sudeste, a rejeição a um novo mandato é ainda mais forte, atingindo 63% dos entrevistados. Apenas 33% dos eleitores da região apoiam a continuidade do petista. No Sul, os números seguem uma tendência semelhante, com 59% contrários a Lula e 39% favoráveis. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, 58% dos entrevistados se opõem a um novo mandato do ex-presidente, enquanto 37% o apoiam.
Mesmo entre os eleitores que votaram em Lula no segundo turno, há uma parcela considerável (23%) que não deseja vê-lo novamente na presidência. A insatisfação é ainda maior entre os eleitores de Bolsonaro, onde 93% rejeitam a ideia de um novo mandato para Lula.
Apesar da rejeição majoritária, Lula ainda é a figura política com maior potencial de voto entre os personagens testados, podendo contar com 47% do eleitorado. Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível, tem potencial de voto de 39%, seguido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 32%, e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 33%.
No entanto, outros nomes políticos também foram avaliados na pesquisa, destacando-se Michelle Bolsonaro (28%) e Tarcísio de Freitas (24%) como potenciais substitutos de Bolsonaro nas urnas em 2026, segundo a percepção do eleitorado.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
