Confira os deputados estaduais que irão disputar prefeituras no Piauí

Com as eleições municipais se aproximando, seis deputados estaduais estão sendo cotados para disputar as prefeituras de seis cidades no estado do Piauí neste ano de 2024.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Um levantamento realizado pelo Portal R10 indica que, até o momento, dentre os 30 deputados estaduais, seis estão se preparando para concorrer a cargos na prefeitura e vice-prefeitura de alguns municípios do estado.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A aposta dos partidos em candidaturas de deputados é comum, mesmo quando a chance de vitória é baixa, pois, ao contrário de quem ocupa uma função no Executivo, os parlamentares não precisam se afastar dos seus mandatos para disputar as eleições.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Confira a lista
Pablo Santos (MDB)
Ex-secretário de Turismo, o deputado estadual reassumiu o mandato e em seguida entrou com pedido de licença para se dedicar à pré-candidatura de prefeito em Picos. Pablo Santos vai disputar as eleições 2024 contra o atual prefeito da cidade, Gil Paraibano (Progressistas). A disputa na cidade de Picos segue acirrada com a polarização dos dois nomes.
Marco Vinícius Kalume (PT)
Em 2023, Marcos Kalume (PT) ingressou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), assumindo o mandato como suplente da Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), em substituição ao deputado Nerinho (PT), que assumiu a Secretaria Estadual da Defesa Civil. Em fevereiro deste ano, oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura de Floriano.
Em Floriano, Marcos Kalume emerge como o candidato apoiado pelo Karnak, desafiando o atual prefeito, Antônio Reis.
Dr. Hélio (MDB)
O deputado estadual, Dr. Hélio, em janeiro deste ano, lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Parnaíba pelo MDB e conta com o apoio de 12 dos 17 parlamentares da Câmara Municipal: quatro vereadores do MDB, quatro do Republicanos, Dois da Federação PT/PCdoB/PV e Dois da Rede.
Dr. Hélio é o principal adversário de Francisco Emanoel Brito, candidato do atual prefeito, Mão Santa.
Fábio Novo (PT)
O deputado estadual, Fábio Novo é pré-candidato à prefeitura de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Foi anunciado oficialmente como o nome da base do Karnak para disputar o palácio da cidade em uma frente formada por diversos partidos que integram a base do governador, Rafael Fonteles.
Warton Lacerda (PT)
O deputado estadual, Warton Lacerda (PT)é pré-candidato à Prefeitura de Altos. Presidente do time do Altos, e marido da ex-prefeita do município que pretende disputar.
Em 2018 concorreu pela primeira vez a cargo público, disputando, nas eleições, uma vaga para deputado estadual. Com 23.795 votos, Warton ficou na segunda suplência e assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí no dia 7 de maio de 2019. Ficou como suplente nas eleições de 2022, e assumiu a cadeira do secretário de Infraestrutura, Flávio Nogueira Júnior (PT), que licenciou-se do Legislativo para assumir a pasta no Executivo.
Jeová Alencar (Republicanos)
O deputado estadual Geová Alencar (Republicanos) lançou sua pré-candidatura a vice-prefeito de Teresina ao lado do ex-prefeito e pré-candidato à prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil). Ele é esposo da vereadora de Teresina, Thanandra Sarapatinhas (Republicanos).
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro e o segundo para o dia 27 do mesmo mês.
Os partidos terão de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções e deliberações para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Depois da definição, as siglas têm até 15 de agosto para registrar na Justiça Eleitoral o nome dos políticos que irão disputar o pleito.
Regularização
Até 8 de maio, é possível resolver pendências com a Justiça Eleitoral, inclusive quitar multas decorrentes de ausências às eleições anteriores. Eleitoras e eleitores que tiveram títulos cancelados por não votarem em três pleitos consecutivos também devem regularizar a situação dentro do prazo.
É importante ressaltar que o dia 8 de maio também é a data-limite para outras ações:
- transferir o domicílio eleitoral; e
- revisar dados eleitorais, como a inclusão do nome social ou a mudança do local de votação dentro do município.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
