Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Confira os deputados estaduais que irão disputar prefeituras no Piauí

Por Victoria Régia
Foto: Reprodução/ Redes Socias
Foto: Reprodução/ Redes Socias |

Com as eleições municipais se aproximando, seis deputados estaduais estão sendo cotados para disputar as prefeituras de seis cidades no estado do Piauí neste ano de 2024.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Um levantamento realizado pelo Portal R10 indica que, até o momento, dentre os 30 deputados estaduais, seis estão se preparando para concorrer a cargos na prefeitura e vice-prefeitura de alguns municípios do estado.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A aposta dos partidos em candidaturas de deputados é comum, mesmo quando a chance de vitória é baixa, pois, ao contrário de quem ocupa uma função no Executivo, os parlamentares não precisam se afastar dos seus mandatos para disputar as eleições.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Confira a lista

Pablo Santos (MDB)

Ex-secretário de Turismo, o deputado estadual reassumiu o mandato e em seguida entrou com pedido de licença para se dedicar à pré-candidatura de prefeito em Picos. Pablo Santos vai disputar as eleições 2024 contra o atual prefeito da cidade, Gil Paraibano (Progressistas). A disputa na cidade de Picos segue acirrada com a polarização dos dois nomes.

Marco Vinícius Kalume (PT)

Em 2023, Marcos Kalume (PT) ingressou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), assumindo o mandato como suplente da Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), em substituição ao deputado Nerinho (PT), que assumiu a Secretaria Estadual da Defesa Civil. Em fevereiro deste ano, oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura de Floriano.

Em Floriano, Marcos Kalume emerge como o candidato apoiado pelo Karnak, desafiando o atual prefeito, Antônio Reis.

Dr. Hélio (MDB)

O deputado estadual, Dr. Hélio, em janeiro deste ano, lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Parnaíba pelo MDB e conta com o apoio de 12 dos 17 parlamentares da Câmara Municipal: quatro vereadores do MDB, quatro do Republicanos, Dois da Federação PT/PCdoB/PV e Dois da Rede. 

Dr. Hélio é o principal adversário de Francisco Emanoel Brito, candidato do atual prefeito, Mão Santa. 

Fábio Novo (PT)

O deputado estadual, Fábio Novo é pré-candidato à prefeitura de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Foi anunciado oficialmente como o nome da base do Karnak para disputar o palácio da cidade em uma frente formada por diversos partidos que integram a base do governador, Rafael Fonteles. 

Warton Lacerda (PT)

O deputado estadual, Warton Lacerda (PT)é pré-candidato à Prefeitura de Altos. Presidente do time do Altos, e marido da ex-prefeita do município que pretende disputar.

Em 2018 concorreu pela primeira vez a cargo público, disputando, nas eleições, uma vaga para deputado estadual. Com 23.795 votos, Warton ficou na segunda suplência e assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí no dia 7 de maio de 2019.  Ficou como suplente nas eleições de 2022, e assumiu a cadeira do secretário de Infraestrutura, Flávio Nogueira Júnior (PT), que licenciou-se do Legislativo para assumir a pasta no Executivo. 

Jeová Alencar (Republicanos)

O deputado estadual Geová Alencar (Republicanos) lançou sua pré-candidatura a vice-prefeito de Teresina ao lado do ex-prefeito e pré-candidato à prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil). Ele é esposo da vereadora de Teresina, Thanandra Sarapatinhas (Republicanos).

Eleições 2024

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro e o segundo para o dia 27 do mesmo mês.

Os partidos terão de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções e deliberações para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Depois da definição, as siglas têm até 15 de agosto para registrar na Justiça Eleitoral o nome dos políticos que irão disputar o pleito.

Regularização

Até 8 de maio, é possível resolver pendências com a Justiça Eleitoral, inclusive quitar multas decorrentes de ausências às eleições anteriores. Eleitoras e eleitores que tiveram títulos cancelados por não votarem em três pleitos consecutivos também devem regularizar a situação dentro do prazo.

É importante ressaltar que o dia 8 de maio também é a data-limite para outras ações:

  • transferir o domicílio eleitoral; e
  • revisar dados eleitorais, como a inclusão do nome social ou a mudança do local de votação dentro do município.

Comente