Ministério da Saúde autoriza Sesapi realocar vacinas contra dengue no Piauí

Nesta segunda-feira, dia 29, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems) se reuniram com o Ministério da Saúde para debater a possível realocação de parte das vacinas contra a dengue. O objetivo é transferir os imunizantes destinados ao Território Entre Rios para a região da Chapada das Mangabeiras, que enfrenta a maior incidência de casos e óbitos pela doença no estado. O Ministério da Saúde não se opôs à medida, desde que o Piauí mantenha a imunização do público-alvo estabelecido (crianças e adolescentes de 10 a 14 anos) e envie até 30% do quantitativo máximo de vacinas, conforme critérios previamente definidos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A redistribuição das vacinas deve ser aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), em uma reunião emergencial prevista para terça-feira, dia 30.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O Cosems confirmou mais uma morte relacionada à dengue, desta vez de um paciente de 51 anos, com comorbidades, em Bom Jesus. Este município concentra cerca de 70% dos óbitos pela doença no Piauí.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
"O Ministério da Saúde nos deu autonomia para redistribuir a vacina, levando em conta a região com maior número de casos. Porém, a decisão final será tomada pela Sesapi em conjunto com o Cosems, após a reunião da CIB. Este encontro está marcado para terça-feira, onde ouviremos todas as partes envolvidas para decidir se as vacinas serão exclusivamente para o Território Entre Rios ou se uma parte será destinada à Chapada das Mangabeiras, onde há o maior número de óbitos por complicações de dengue", explicou Leopoldina Cipriano, presidente do Cosems.
O Piauí recebeu 5 mil doses da vacina contra dengue na última sexta-feira (26), mas a previsão é de que cheguem 78 mil doses para atender 29 municípios da região metropolitana de Teresina. O Ministério da Saúde reiterou que a imunização deve ocorrer seguindo os critérios estabelecidos, incluindo o público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
