Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Rafael premia 50 estudantes da rede estadual com intercâmbio após Seduckhaton

Por Miguel Vinicius
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução | Governo do Piauí

Nesta sexta-feira (26), o governador Rafael Fonteles presidiu a cerimônia de premiação do Seduckhaton, um campeonato de programação organizado pela Secretaria da Educação. 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Após três dias de intensa atividade, equipes compostas por estudantes da rede pública estadual competiram apresentando projetos que visam aprimorar a rotina escolar.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Os finalistas foram recompensados com uma oportunidade de intercâmbio para os Estados Unidos e a Coreia do Sul, um gesto que ultrapassou as expectativas iniciais de premiação. O governador também revelou planos de expandir o programa nos próximos anos.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O destaque da noite foi o Ceti Liceu Parnaibano, cujos alunos escolheram os Estados Unidos como destino. Durante o evento, foi firmado um acordo de cooperação com a Worcester Tech, uma instituição americana.

Essa iniciativa foi elogiada pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, como um impulso para a educação e a tecnologia, oferecendo esperança para os estudantes piauienses.

O Seduckhaton é um dos resultados das missões internacionais lideradas pelo governador Rafael Fonteles, abrindo portas para estudantes do Piauí em instituições renomadas no exterior. Quase 1.400 alunos participaram das provas da primeira fase, com apenas dez projetos selecionados para a final.

O coordenador do Seduckhaton, Paulo Henrique, explicou que o programa oferece oportunidades de desenvolvimento para a juventude. 

Kainã Ribeiro, aluno do 2º ano do Ceti Paulo Freire, localizado no município de Guaribas, desenvolveu com sua equipe uma solução em inteligência artificial, denominada Edula, para auxiliar na relação ensino-aprendizagem e ajudar os professores da escola em que estuda. 

"O algoritmo do Edula pode reconhecer se o aluno vai bem ou não por meio de uma pequena avaliação diagnóstica de 10 questões, mais ou menos. Ali você faz aquela avaliação, aí já gera um relatório para o professor" explicou o estudante.

A equipe do Ceti Paulo Freire garantiu a viagem internacional, uma conquista celebrada pelo professor Eraques Alves, destacando a gratificação de cumprir prazos e entregar um projeto planejado.

Fonte: Governo do Piauí

Comente