Descaso: Estradas intransitáveis dificultam acesso de estudantes à escola em Nazária

A busca pela educação tem sido um desafio para estudantes que vivem no povoado Areião, na zona rural de Nazária, a 30 km de Teresina. Eles precisam caminhar por alguns trechos porque as estradas estão em péssimas condições e o ônibus escolar não consegue passar. Ao todo, cerca de 23 jovens estão sendo prejudicados na região.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Vídeos enviados ao Portal R10 evidenciam a gravidade da situação, com trechos sem calçamento transformados em lamaçais devido às intensas chuvas.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Um estudante relatou que está enfrentando dificuldades para comparecer à escola diariamente, já que agora precisa percorrer o trajeto a pé devido à falta de circulação do ônibus na região.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Em uma das imagens, um ônibus escolar atolado no meio da estrada obriga os alunos a prosseguirem a pé até suas instituições de ensino.

Essa realidade não é nova para a comunidade, que há muito tempo vem reivindicando soluções para o problema. A cada período chuvoso, a situação se agrava, afetando diretamente o acesso dos estudantes à educação.
O prefeito do município de Nazária já é conhecido dos órgãos de fiscalização pela falta de compromisso com a administração pública, e o responsável por manter a cidade no atraso e sem desenvolvimento.
Em recente decisão do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Osvaldo Bonfim teve suas prestação de contas reprovadas pelos órgãos fiscalizadores após constatarem diversas irregularidades.
O relatório do TCE apontou falhas na gestão municipal, entre elas ficou destacada a falta de compromisso com a educação, evidenciada pela não divulgação das notas do IDEB, e pela distorção idade-série.
A cidade de Nazária enfrenta desafios com a gestão local, refletindo diretamente na educação dos estudantes. A falta de compromisso com o setor educacional prejudica o desenvolvimento adequado dos jovens, criando um problema de longo prazo difícil de ser corrigido.
Essas falhas, aliadas à falta de correções nas gestões anteriores, revelam um quadro de descaso com a administração pública municipal, comprometendo o direito fundamental à educação de qualidade.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
