Piauí inaugurou a primeira imagem de Iemanjá negra neste domingo (14)

Com grande cerimônia realizada na Avenida Marechal Castelo Branco, neste domingo (14), foi instalada em Teresina, a primeira imagem de Iemanjá negra do Piauí. A cerimônia reuniu os povos de terreiro para a celebração de tradições e homenagens.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O início do evento, com apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), se deu com o padê de Exú, às 16h, e logo em seguida ocorreu a consagração à estátua com oferendas e ritual. Além disso, o evento ainda contou com uma grande gira e momento de passe e bençãos com a presença do terecô do Maranhão.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O monumento anterior de Iemanjá, que havia sido inaugurado em 1980, a "Rainha do Mar", era branca e inspirada em Nossa Senhora dos Navegantes. No entanto, com o passar do tempo, as reivindicações do Movimento dos Povos de Matriz Africanas ganharam força para que a imagem tivesse as características de uma mulher negra.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O Movimento dos Povos de Matriz Africanas realizou um trabalho de dois meses para ouvir pessoas de religiões afins para definir os detalhes da concepção.
O artista responsável pela imagem é Jean Pimentel, do Pólo Cerâmico de Teresina, e um empresário local patrocinou a confecção da peça.

Sobre a divindade
Iemanjá é a divindade que simboliza as águas e uma das figuras de maior representatividade nas religiões de matriz africana. A entidade é sincretizada em diversas religiões e é referência para rituais e cerimônias religiosas.
O nome Iemanjá tem origem no idioma africano yorubá. Pela epistemologia, é aquela que cuida da cabeça e do coração, sendo reconhecida no candomblé e umbanda.
Fonte: Ascom
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
