Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Eclipse total do Sol acontece nesta segunda-feira (08); Saiba como acompanhar

Por Miguel Vinicius
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Observatório Nacional
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Observatório Nacional | Agência Brasil

Nesta segunda-feira (08), acontece o eclipse total do Sol, e será visível em três países da América do Norte. Além disso, partes da América Central e uma faixa da Europa Ocidental terão a oportunidade de observar o fenômeno de forma parcial.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Infelizmente, o Brasil não será contemplado com qualquer visibilidade do evento astronômico, pois a América do Sul não está na trajetória do eclipse. Porém, o evento será transmitido virtualmente.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, obscurecendo completamente a luz solar e lançando uma sombra sobre nosso planeta. Segundo o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, o eclipse solar total terá início às 12h42, atingirá seu ápice às 15h17 e encerrará às 17h52, no horário do Brasil.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Os locais privilegiados para observação serão no norte do México, no Texas (sul dos EUA) e no leste do Canadá.

Para aqueles no Brasil que desejam acompanhar as fases desse evento, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizará uma transmissão ao vivo a partir das 12h30 em seu canal no YouTube.

A transmissão ao vivo tem o objetivo de mostrar todas as fases parciais do fenômeno até o momento do alinhamento completo da Lua, da Terra e do Sol. No entanto, a qualidade da transmissão dependerá das condições climáticas em cada localidade.

Além de apresentar o fenômeno, os astrônomos amadores e profissionais envolvidos no projeto estarão disponíveis para interagir com o público, discutindo temas como astronomia, astrofísica, telescópios e técnicas de captura de imagens astronômicas, seguindo o padrão das observações públicas presenciais promovidas anteriormente.

Fonte: Agência Brasil

Comente