Putin é eleito pela quinta vez e permanece no poder até 2030

Neste domingo (17), Vladimir Putin foi reeleito presidente da Rússia em meio a uma eleição envolta de controvérsias e acusações de fraude.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Com os primeiros resultados oficiais apontando uma vitória esmagadora, com 88% dos votos, Putin está prestes a assumir seu quinto mandato e permanecer no poder até 2030.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Os resultados, divulgados pela TV estatal Russia-24, confirmaram a previsão de uma vitória praticamente garantida para Putin, que lidera o país há 24 anos. Essa reeleição o coloca no caminho para se tornar o líder mais longevo da Rússia desde Josef Stalin.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
No entanto, a eleição foi marcada por uma série de críticas e questionamentos sobre sua legitimidade. Entre os candidatos, não havia opositores independentes, com a maioria deles ligada a partidos aliados ao Kremlin. A morte de Alexei Navalny, principal opositor de Putin, alimentou ainda mais as suspeitas de manipulação e abuso de poder.
Durante a votação, realizada ao longo de três dias, algumas manifestações simbólicas contra Putin foram organizadas por apoiadores de Navalny, sob o nome de "Meio-dia contra Putin".
No entanto, as autoridades responderam com um forte esquema de segurança, resultando na prisão de pelo menos 74 pessoas, de acordo com o grupo de monitoramento de direitos humanos OVD-Info.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
