Batalhão de Polícia Ambiental resgata mais de 60 aves em cativeiro no Piauí

Nesta quinta-feira (07), a Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou uma série de ações destinadas ao resgate de aves silvestres mantidas em cativeiro nos municípios de União e Altos.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Ao longo do dia, em resposta a novas denúncias e flagrantes de gaiolas em residências, as equipes efetuaram a apreensão de mais de 60 pássaros.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Segundo o sargento Israel Rodrigues, do BPA, a visibilidade das recentes apreensões em União desencadeou um aumento significativo no número de denúncias. Em União, aproximadamente 30 aves foram resgatadas pelo batalhão.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“A situação aqui é a mesma de segunda-feira. A operação ainda continua aqui na cidade de União por conta da grande quantidade de denúncias. Na primeira operação, a gente teve aquela apreensão de mais de 50 pássaros e durante a semana com a divulgação, recebemos mais denúncias. E hoje, como foi deflagrado a operação Força Total, que acontece no Brasil todo, o comandante do batalhão resolveu mandar novamente as equipes aqui para União para continuar a fiscalização contra esse crime ambiental que é de estar guardando animais silvestres em casa. Nesse caso, a gente está fiscalizando mais pássaros”, explicou o sargento.
O uso de drones pelo BPA foi uma estratégia adotada para identificar gaiolas em quintais e corredores de residências, uma vez que as pessoas tendem a esconder os animais ilegalmente criados.
“Como já começou as fiscalizações assim já tá um pouco mais difícil a gente ficar visualizando os animais que eles tinham costume de colocar nas portas de casa, mas agora eles já estão, como a viatura entra na cidade, rapidamente eles espalham nos grupos deles e criadores de pássaros e já começam a esconder os animais nos banheiros, nos quartos e a gente está encontrando agora essa dificuldade, mas mesmo assim a gente está obtendo êxito. Hoje também a gente tá utilizando imagens de drone para facilitar, ver se a gente consegue visualizar algumas gaiolas nos quintais ou nos corredores das casas, porque às vezes a gente não consegue acesso e aí tá facilitando também esse nosso trabalho, a utilização de imagens aéreas”, pontuou o sargento.
Em Altos, aproximadamente 34 aves foram apreendidas durante as patrulhas realizadas pelas equipes. Gaiolas em portas de residências foram flagradas durante as rondas. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Bio Parque Zoobotânico em Teresina, enquanto as gaiolas apreendidas foram descartadas.
Fonte: Polícia Militar do Piauí
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
