Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Vacina contra o HPV está disponível na rede de saúde pública de Teresina

Por João Neto
Foto: Freepik
Foto: Freepik | Fundação Municipal de Saúde

Nesta segunda-feira (04), Dia da Conscientização sobre o HPV(Papiloma Vírus Humano), o Programa Nacional de Imunizações disponibilizou a vacina que busca imunizar pessoas de 9 a 14 anos de idade, em Teresina. O vírus da doença está associado ao câncer de colo uterino, além de provocar o surgimento de verrugas genitais denominadas condilomas. 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Para obter as doses do imunizante, a população deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, que funciona de 8h às 12h, ou ao posto de vacinação do Teresina Shopping, que funciona de 13h às 17h.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Emanuelle Dias, informa detalhes sobre as etapas da imunização.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

“A vacina é administrada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. Por isso, pedimos que crianças e adolescentes na faixa etária da vacinação mantenham suas cadernetas atualizadas”, esclarece.

O imunizante também está disponível para grupos de pessoas que se encontram em condições clínicas especiais, como pessoas (homens e mulheres) de 9 a 45 anos de idade, vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea e pacientes oncológicos imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressoras e também para vítimas de violência sexual. Além disso, pessoas de até 45 anos que nunca tenham recebido a vacina ou apresenta o esquema vacinal incompleto também podem receber as dosagens.

Na maioria das pessoas, os sintomas não são visíveis a olho nu durante os estágios iniciais da infecção, e em alguns casos pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais. Com o passar do tempo, o organismo passa a enfraquecer e assim, dá espaço para a multiplicação da doença, provocando o aparecimento de lesões. 

As primeiras manifestações do vírus no corpo humano surgem entre 2 a 8 meses após o contato, mas pode demorar até 20 anos para a aparição de sinais visíveis da infecção, que costuma ser mais comum em gestante e indivíduos com baixa imunidade. O diagnóstico do HPV é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais.

Fonte: Fundação Municipal de Saúde

Comente