Avisos climático: Semarh emite alerta de chuvas e aumento no nível dos rios no Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI), por meio da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE), divulgou nesta quinta-feira (29) os acumulados de chuva registrados no Estado nas últimas 24 horas.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A cidade de Floriano aparece com um acumulado de 26,2 mm, liderando as precipitações no período. Em segundo está o município de Francisco Ayres, com 24 mm. Uruçuí também registra 24 mm de chuva.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Alertas
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas para as próximas 24 horas, a partir das 9h desta quinta-feira (29). Para as regiões Norte e Centro-Norte do Piauí, um alerta laranja foi emitido, indicando a possibilidade de chuvas intensas. Os números apontam precipitações entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, acompanhadas por ventos fortes de 60-100 km/h. Além disso, há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já para as regiões Sudeste e Sudoeste do estado, o Inmet emitiu um alerta amarelo, indicando perigo potencial de chuvas. O aviso, também válido para as próximas 24 horas, a partir das 9h da manhã desta quinta-feira (29), prevê precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos de 40-60 km/h. O risco aqui envolve possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Trechos em cota de atenção Bacia Hidrográfica do Piauí
A sala de monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, nesta quinta-feira (29), que nove trechos da Bacia Hidrográfica do Parnaíba estão em situação de alerta, com 10% acima da cota de normalidade. Essa situação é devido as últimas chuvas registradas no estado.
O levantamento foi realizado em parceria com órgãos do Maranhão e da Agência Nacional de Águas (ANA).
A situação afeta nove municípios do Piauí. Dois trechos do rio Parnaíba, em Miguel Alves e Luzilândia. Dois trechos do rio Poti, em Castelo do Piauí e em Prata do Piauí. Dois trechos do rio Piauí, um no município de Francisco Ayres e outro em São João do Piauí. Um trecho do rio Canindé, em Oeiras. Também um trecho do rio Itaim em Santa Cruz do Piauí. E por fim, um trecho do rio do Matos, em São José do Divino.
Confira o mapa:

Fonte: Semarh
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
