Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Mais de 10 aves silvestres são apreendidas em Miguel Alves

Por Miguel Vinicius
Foto: Ascom/Polícia Militar do Piauí
Foto: Ascom/Polícia Militar do Piauí |

Na tarde da última sexta-feira (23), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) conduziu uma operação na cidade de Miguel Alves, resultando na apreensão de 10 aves silvestres em uma residência local. A ação ocorreu em um endereço adjacente ao resgate de um macaco-prego, encontrado em cativeiro no bairro Vacaria.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Segundo as informações do sargento Israel Rodrigues, ao constatar a situação, a equipe do BPA procedeu com o recolhimento dos animais, além da destruição das gaiolas utilizadas, transferindo-os para um alojamento mais adequado para o transporte até Teresina. O destino final seria o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Bioparque Zoobotânico.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

“Após a gente concluir a ocorrência do macaco, a gente verificou na casa ao lado, no vizinho, algumas gaiolas e quando a gente foi lá abordar o proprietário da casa, a gente realmente verificou que ele tinha 10 gaiolas com 10 pássaros silvestres sem nenhuma autorização do IBAMA e nem do órgão competente. Então, já do lado da casa da denúncia do macaco, já verificamos outra ocorrência, outro crime ambiental, onde foi feita a apreensão das aves e foi feito outro TCO do vizinho lá dele também que também, que vai estar respondendo na justiça em relação a criação do animal silvestre”, explicou o sargento.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

No Cetas, as aves serão submetidas a cuidados veterinários e permanecerão em quarentena para avaliação de sua reintrodução ao habitat natural, considerando que algumas delas apresentam incapacidade de voo.

“E a gente traz e deixa aqui nos Cetas também para ficar em quarentena, porque tem alguns pássaros que não conseguem nem voar. Eles precisam de um tempo em um viveiro maior para criar um pouquinho de força nas asas para poder voar e se alimentar sozinho na natureza”, acrescentou o sargento.

Comente