Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Governo propõe reajuste salarial de 5,35% por ano para servidores no Piauí

Por Miguel Vinicius
Foto: Governo do Piauí
Foto: Governo do Piauí |

Durante a reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp) realizada nesta quinta-feira (22), o Governo do Estado apresentou uma proposta de reajuste salarial para os servidores. A proposta prevê um aumento de 5,35% ao ano, até 2026, totalizando aproximadamente 17% ao longo de dois anos.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A proposta de reajuste supera a taxa de inflação registrada, que foi de 4,62%. O aumento será aplicado aos servidores públicos estaduais ativos, inativos e aos servidores administrativos, técnicos e de outras áreas.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O secretário da Administração, Samuel Nascimento, explicou durante o encontro que o percentual proposto segue as diretrizes estabelecidas pela Comissão de Gestão de Finanças e Resultados (CGFR), baseadas no respeito à política financeira, controle dos gastos públicos e na observância da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, destacou o interesse do Governo do Estado em dialogar com as categorias dos servidores para atender às demandas. Segundo ela, a instalação da Mesa de Negociação proporcionou esse diálogo, culminando na apresentação da proposta de aumento ao longo de dois anos.

Foto: Ascom/Governo do Piauí

A Mesa Estadual de Negociação Permanente é uma iniciativa do Governo do Estado, conduzida pela Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria das Relações Sociais (Seres), com o propósito de buscar soluções negociadas para os interesses das categorias de servidores. A reunião contou com a participação de representantes de 38 entidades sindicais.

A criação da Mesa de Negociação foi estabelecida pelo decreto estadual nº 22.627/23, assinado pelo governador Rafael Fonteles, com o objetivo de organizar e definir o funcionamento das negociações salariais. O decreto também determina a presença permanente de representantes de diversas secretarias estaduais e dos sindicatos dos servidores do Poder Executivo estadual, legalmente constituídos, na Menp.

Comente