Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Ciro critica fala de Lula sobre Gaza: 'Nada pode ser comparado ao holocausto'

Por Luís Eduardo
Foto: Bruno do Carmo/R10
Foto: Bruno do Carmo/R10 |

O senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira (PP-PI), deu uma declaração ao Jornal Nacional, considerando a fala do presidente Lula (PT) sobre a situação em Gaza, "completamente equivocada". Durante um discurso em viagem oficial à Etiópia, Lula comparou a morte em massa de cidadãos palestinos ao holocausto promovido por Adolf Hitler, que vitimou milhares de judeus na Europa. 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

"O discurso do presidente Lula, fazendo a comparação entre o holocausto, e o que está acontecendo agora na Faixa de Gaza e em Israel, é completamente equivocado, e nos envergonha. Nada pode ser comparado ao holocausto e a Hitler", disse o senador.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A fala do presidente da república vem causando grande repercussão internacional. O governo de Israel considerou Lula como persona non grata, que na diplomacia, se aplica a um representante estrangeiro que não é mais bem-vindo em missões oficiais em determinado país.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O presidente ainda foi criticado pelo Museu do Holocausto nos EUA, que considerou a declaração como antissemita.

"Utilizar o Holocausto como uma arma discursiva é sempre errado, especialmente quando se trata de um chefe de Estado. Foi exatamente isso que o presidente brasileiro Lula fez ao promover uma afirmação falsa e antissemita. Isso é ultrajante e deve ser condenado", diz o comunicado.

Alguns representantes do Itamaraty e estudiosos sobre o tema saíram em defesa de Lula, afirmando que a fala foi sim descuidada, mas não chega a ser antissemita. 

A guerra eminente na Faixa de Gaza começou em outubro de 2023, quando a organização extremista do Hamas lançou um ataque contra Israel. Desde então a retaliação do país já deixou mais 28 mil palestinos mortos, incluindo civis, mulheres e crianças, e mais de um milhão de pessoas precisaram deixar suas casas, segundo as autoridades de Gaza. 

Comente