MPPI recomenda que escolas de cidades do Piauí proíbam uso de celulares

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), através da 2ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus e da 2ª PJ de Piripiri, emitiu uma recomendação às Secretarias Municipais de Educação e aos representantes de escolas particulares nos municípios de Piripiri, Brasileira, Bom Jesus, Currais e Redenção do Gurguéia. O objetivo é adotar medidas para coibir o uso de celulares e dispositivos similares durante as aulas, tanto em instituições públicas quanto privadas.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
De acordo com o promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará, essa iniciativa visa impedir a utilização de aparelhos que possam interferir no processo de aprendizagem dentro do ambiente escolar.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A recomendação do MPPI inclui a promoção de medidas administrativas que impeçam o uso de celulares e dispositivos similares durante as aulas, exceto nos casos em que o uso do aparelho esteja relacionado a atividades pedagógicas em andamento. A proibição deve ser amplamente divulgada aos estudantes, por meio da fixação de avisos em locais visíveis nas escolas.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O promotor ressalta que é fundamental respeitar o direito de propriedade dos estudantes, garantindo que qualquer restrição ao uso de dispositivos eletrônicos se limite ao ambiente escolar e ao horário de aula.
Além disso, a recomendação estabelece que a utilização dos aparelhos só será permitida durante o recreio, desde que não prejudique o ensino. No entanto, o promotor Márcio Giorgi Carcará alerta para o uso responsável dos dispositivos durante esse período.
"Mesmo durante o recreio, quando o uso dos aparelhos é permitido, se as autoridades escolares identificarem que a tecnologia está causando problemas para o aluno, interferindo em sua formação ou aprendizado, poderão ordenar o desligamento imediato do dispositivo. Além disso, em caso de resistência por parte do estudante, os pais ou responsáveis devem ser notificados para tomar as medidas necessárias", destacou.
Por fim, o MPPI solicita que seja promovida a conscientização dos alunos sobre os efeitos negativos do uso excessivo do celular nas atividades educacionais, bem como nos processos de aprendizado e integração social, por meio de campanhas educativas e palestras.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
