Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Estudantes da Seduc são aprovados em Medicina na UFPI

Por Luís Eduardo
Fotos: Arquivo pessoal
Fotos: Arquivo pessoal | Seduc

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi positivo para os jovens Mizael Moreira e Maria Clara Ribeiro de Castro, ambos estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Eles conquistaram o grande sonho da aprovação no curso de Medicina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Para Mizael, que cursava o ensino médio na Unidade Escolar Embaixador Espedito Rezende, em Piripiri, no norte do Piauí, esse era um sonho de criança, e a notícia da aprovação trouxe alegria e gratidão para toda a família.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

“É um sentimento de gratidão, alívio e felicidade depois de 3 anos intensos de preparação. Foram cerca de 50 simulados, 70 redações feitas no período e mais de 10 mil questões”, revelou o estudante.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O estudante conciliava o trabalho em uma loja de peças automotivas pela manhã, com os estudos na parte da tarde. No seu período escolar foi medalhista em duas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), uma no Ensino fundamental e outra em 2023, quando obteve medalha de bronze.

“Sou muito grato por essa aprovação aos meus pais que me motivaram a estudar desde pequeno e, em especial, aos professores da minha escola, Hislley, de Matemática; Ely Cristina, de Biologia; e Tarciana, de Redação, que se empenharam e prestaram todo o auxílio para a minha preparação. Essa conquista é parte deles também”, afirmou o estudante. 

Já Maria Clara concluiu o Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Edith Nobre de Castro, em São Raimundo Nonato, no Sudeste do Estado. A aluna contava com o auxílio da escola, participava das revisões do Pré-Enem Seduc e tinha uma rotina de estudos em casa pela internet.

“O meu sentimento é de orgulho e gratidão. Sinto que todo o esforço, tanto meu como da minha família, valeu a pena. Sinto mais do que nunca o poder da educação na vida das pessoas, por isso agradeço aos meus pais por todo o direcionamento nesse sentido. É realmente um sonho alcançar essa conquista e saber que todo o caminho de estudos até aqui valeu a pena”, disse a estudante.

A jovem também foi destaque no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), alcançando medalha de ouro, além do desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o que lhe proporcionou afinidade com a Matemática e a ajudou no ENEM. Maria Clara destaca ainda que grande parte de suas conquistas se deve aos seus pais que sempre a motivaram nos estudos e a persistir em seus sonhos.

“Meus pais sempre foram meus maiores motivadores nos estudos. Desde meus primeiros anos de vida estudantil criaram um ambiente propício e direcionado para que eu pudesse me dedicar. Eles acreditam muito no poder da educação. Devo a eles toda a gratidão pelas minhas conquistas”, acrescentou.

Agora, com sua aprovação, a estudante espera ansiosamente para poder iniciar o seu curso e futuramente atuar na sua profissão dos sonhos.

“Medicina sempre ocupou um espaço no meu coração, sendo desde o início meu maior objetivo, não me veria em outra graduação e profissão. Meus planos são concretizar minha matrícula na instituição e iniciar essa nova fase na minha vida acadêmica. Estou realmente ansiosa para essa jornada na Medicina”, completou Maria Clara.

Fonte: Seduc

Comente