Mais de 50% das crianças do 2º ano do fundamental não sabem ler no Brasil

No retorno às aulas em todo o país, uma preocupante realidade se destaca: 56,4% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental na rede pública brasileira não estão alfabetizadas, de acordo com dados do SAEB 2021. O UNICEF emitiu um alerta, destacando a urgência em tornar a alfabetização uma prioridade nacional, especialmente diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19.
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Os dados revelam um agravamento da situação, saltando de 39,7% de crianças não alfabetizadas em 2019 para os atuais 56,4%. Esse cenário cria uma crise educacional que impacta significativamente a trajetória escolar, resultando em reprovações e, em muitos casos, abandono escolar. A falta de habilidades básicas de leitura e escrita compromete não apenas o aprendizado contínuo, mas também a participação efetiva nas atividades escolares.
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A Chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Mônica Dias Pinto, ressalta a importância de abordar ciclos de alfabetização incompletos, que podem levar a consequências sérias. "Sem saber ler e escrever, a criança não consegue acompanhar as atividades escolares e seguir em frente. O estudante vai sendo reprovado, abandona a escola, tenta retornar, e vai ficando em atraso escolar", explica.
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Para reverter esse cenário, é crucial adotar duas estratégias simultâneas e urgentes. A primeira é investir em práticas pedagógicas de qualidade, focadas na alfabetização das crianças ingressando nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A segunda envolve implementar propostas de recomposição das aprendizagens, direcionadas aos estudantes que não alcançaram a alfabetização até o 2º ano, proporcionando apoio específico para recuperar o tempo perdido e avançar.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), é uma iniciativa que busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. Até o final de 2023, mais de 90% dos municípios e todos os Estados já haviam aderido ao programa. O UNICEF destaca a importância de acompanhar de perto a implementação desse programa, avaliando as propostas de alfabetização desenvolvidas em cada município e seus resultados efetivos na redução do analfabetismo no país.
Além disso, para auxiliar na recuperação da aprendizagem daqueles que ficaram para trás, o UNICEF e parceiros lançaram a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, em colaboração com Secretarias Estaduais de Educação. A iniciativa visa oferecer recomendações para políticas educacionais que promovam o acesso à educação, a permanência na escola e a aprendizagem dos estudantes.
Em um cenário onde o desafio da alfabetização ganha ainda mais urgência, é fundamental que o país adote medidas concretas e integradas para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e possam desenvolver as habilidades essenciais para um futuro promissor.
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