Joel Rodrigues não pode ser vice de Sílvio Mendes em 2024, decide TSE

A possibilidade de Joel Rodrigues (PP) concorrer à vice-prefeitura de Teresina em 2024 foi descartada com base em uma consulta feita pelo ex-prefeito de Floriano (PT) e presidente estadual do Progressistas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A intenção do Progressistas era incluir Joel na chapa majoritária de 2024, ao lado de Sílvio Mendes (UB), pré-candidato a prefeito.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A decisão do ministro André Ramos Tavares, responsável pela análise, ressaltou que a resposta buscada pelo consulente já estava presente na jurisprudência do TSE.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
O ministro recordou que o tribunal já havia determinado que "é vedado ao Prefeito, no exercício do segundo mandato, se candidatar ao cargo de Vice-Prefeito, ainda que haja renunciado anteriormente ao cargo, tendo em vista a possibilidade de assunção da titularidade do cargo nas hipóteses de sucessão ou substituição”.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Portanto, diante do entendimento consolidado, o ministro optou por não dar conhecimento à consulta de Joel, visto que não havia uma dúvida efetiva a ser resolvida.
Impedimento
Joel Rodrigues foi eleito prefeito de Floriano em 2016 e reeleito em 2020. Renunciou ao cargo em abril de 2022, para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Progressistas. No pleito foi derrotado pelo atual ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
