Regras para se aposentar ficarão mais rígidas em 2024; entenda o que muda

A partir de 2024, haverá mudanças em duas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aposentadoria. As regras de transição, aprovadas em 2019 com a Reforma da Previdência (EC 103), incluem alterações na idade mínima progressiva e no sistema de pontos para aposentadoria.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Essas novas regras entram em vigor em 1º de janeiro. O advogado especialista em direito previdenciário, Washington Barbosa, destaca a importância de avaliar cuidadosamente para decidir qual regra seguir ao se aposentar.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Sistema de pontos
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A primeira mudança que começa a valer em 2024 é o sistema de pontos, que soma o tempo de contribuição do trabalhador e a idade para chegar à pontuação mínima para concessão da aposentadoria.
Neste sistema, cada ano de vida do trabalhador soma um ponto e cada ano de contribuição soma um ponto na conta.
- Mulheres: precisam somar 91 pontos para se aposentar (e não mais 90), tendo obrigatoriamente no mínimo 30 anos de contribuição.
- Homens: precisam somar 101 pontos para se aposentar (e não mais 100), tendo obrigatoriamente no mínimo 35 anos de contribuição.
Idade mínima
A outra mudança diz respeito à idade mínima para se aposentar para quem não atingiu pontos suficientes, mas completou a contribuição necessária. Desde que as novas regras entraram em vigor, em 2019, aumenta em seis meses a cada ano.
- Mulheres: 58 anos e seis meses (e não mais 58 anos)
- Homens: 63 anos e seis meses (e não mais 63 anos)
Essa idade irá aumentar progressivamente para a mulher até os 62 anos de idade em 2031 e para os homens até os 65 anos em 2027, o que iguala o requisito à regra válida para os profissionais que começaram a trabalhar depois da aprovação da reforma.
Fonte: Com infomações de Exame
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
