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Equatorial Piauí: Péssima prestação de serviço e aumento da conta de luz aprovado

Por Cristina
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Após uma intensa ventania atingir Teresina, a capital do Piauí, a população enfrentou mais de 28 horas sem energia elétrica, evidenciando a inércia da distribuidora Equatorial Piauí diante dos impactos causados. Em meio a essa situação crítica, irônica é a aprovação pela ANEEL da revisão tarifária, que tornará as contas de energia mais caras a partir de dezembro.

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O aumento médio de 14,70% nas tarifas impactará cerca de 1,4 milhão de unidades consumidoras nos 224 municípios piauienses. Os consumidores sentirão um aumento médio de 9,22% na alta tensão e 16,07% na baixa tensão, enquanto as residências enfrentarão um aumento de 15,81%.

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O descaso da Equatorial Piauí durante a recuperação da rede elétrica em Teresina não condiz com a qualidade esperada no serviço prestado. A demora em restabelecer o fornecimento de energia expôs a vulnerabilidade dos sistemas da distribuidora frente a situações climáticas adversas.

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Consumidores chegaram a passar mais de 28h com o fornecimento de energia elétrica interrompido, afetando centenas de usuários  que precisam dos serviços da Equatorial Energia.

"Desde de ontem [28/11] às 14:40 da tarde, começou um vento forte e desde então faltou energia. E até agora com mais de 28 horas sem luz, e eles não dão nem previsão de quando irá normalizar. É uma falta de respeito muito grande com o consumidor, pois se fosse um talão em atraso, já tinham vindo cortar, agora como é em benefício para o consumidor eles não se interessam em normalizar. Alimentos sendo jogado fora pois a geladeira já não está mais conservando, bebendo água quente isso é uma falta de respeito", desabafa uma consumidora.

Basta uma busca simples no site de reclamações na internet, Reclame aqui e é possível constatar a dificuldade que a concessionária tem prestar serviços que atendam a demanda no consumo de energia elétrica no estado do Piauí. 

A população, que já sofre com a falta de energia, oscilações, prejuízos vê com indignação a justificativa para o aumento tarifário, considerando o péssimo serviço prestado em momentos críticos. Essa situação reforça a importância da ANEEL e órgãos reguladores em garantir que as concessionárias cumpram seu papel de oferecer serviços de qualidade, principalmente em situações emergenciais.

CPI 

A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) aprovou , a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços prestados pela empresa Equatorial Piauí, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado.

A proposta teve como objetivo investigar a constante oscilação e falta de energia que tem afetado tanto a capital, Teresina, quanto o interior do Piauí, se agravando no período chuvoso.

Após várias outivas com testemunhas, denúncias, o relatório final foi enviado para os órgãos de controle, Governo do Estado, à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ao Tribunal de Contas do Estado, aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, à Defensoria Pública Estadual, à Procuradoria do Estado, Congresso Nacional e Tribunal de Justiça. 

Apesar da CPI, o que o consumidor piauiense esperava na prática era o retorno em forma de melhorias na prestação de serviços por parte da Equatorial Piauí, mas na prática, o que se tem é muita reclamação, descaso e aumento nas tarifas. 

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