Biden se refere a líder chinês como 'ditador' e é repreendido pela diplomacia chinesa

O presidente dos EUA, Joe Biden, se encontrou com o líder chinês Xi Jinping, na última quarta-feira (15), para a cúpula da Associação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), onde reestabeleceram um diálogo que vinha parado a anos, devido a grande tensão entre as duas potências. Biden chegou a afirmar em coletiva de imprensa que essa havia sido "uma das reuniões mais construtivas e produtivas que tiveram". No entanto, pouco depois, já nesta quinta-feira (16), o presidente, ao ser vperguntado se ainda considerava Jinping um ditador, respondeu que sim , e não agradou a nação chinesa.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Biden já havia se referido ao líder chinês como ditador, por isso a pergunta esperava algo diferente após tantos elogios desferidos por Biden a reunião com Jinping, mesmo ela não tendo signiifcado grandes avanços. O presidente americano falou com as palavras: "Ele é um ditador no sentido de que lidera um país comunista".
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Essa declaração não foi do agrado da a diplomacia chinesa. "Este tipo de discurso é extremamente errado e constitui uma manipulação política irresponsável. A China opõe-se firmemente a ele", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning. Ela ainda complementou que sempre há pessoas tentando alimentar a discórdia entre os dois países, mas esse não seria o caso.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Fonte: Com informações do UOL
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
