Dom Expedito Lopes realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Prefeitura de Dom Expedito Lopes-PI vem sempre buscando garantia de uma alimentação segura e saudável para toda a sua população esse tema é uma diretriz fundamental, assim a Prefeitura Municipal realizou, por meio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no município, nesta segunda-feira (16). O encontro intersetorial com a comunidade ocorreu no auditório das secretarias de Obras e Agricultura.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Com o tema “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, a Conferência teve o objetivo de dialogar com a população para criar propostas, eleger delegados e elencar as propostas criadas para as conferências estadual e nacional. Para isso, o evento reuniu membros das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e agricultura com movimentos sociais, agricultores familiares e usuários dos programas alimentares do município.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O evento foi organizado em três eixos de discussão. O eixo 1 teve como tema as Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Já o eixo 2 visou discutir o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada. O eixo três elencou debates sobre Democracia e Participação Social.
De cada eixo saíram propostas validadas, que vão subir pra conferência estadual e algumas outras que podem ficar em nível municipal e vão compor também o plano municipal de segurança alimentar. É emocionante estar na fase de construir esse fortalecimento do direito humano à alimentação adequada e saudável.
Cerimônia de abertura
A abertura da I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Dom Expedito Lopes-PI foi iniciada com a emocionante apresentação cultural com a bailarina Kamila Phamella.
A Supervisora do Programa Criança Feliz Jakeline Borges explicou e conduziu o cronograma da conferência.
Em seguida, houve a palestra magna, facilitada pela Nutricionista Sabrina Almondes, do departamento de Nutrição, da UFPI.
No espaço de honra formado pela cerimonialista Francisca Mary na abertura que antecedeu a palestra magna, estiveram presentes o prefeito Valmir Barbosa, o presidente do CMDCA - prof. Edson Carlos, a Secretária de Assistência Social Edinalva Valentim, Vice-prefeita Evanil Conrado, Primeira-dama Valdiva Barbosa, Secretária de Saúde Sabrina Vieira, Secretário de Agricultura Francival Gonçalves, Secretária de Educação Jusceneide Nobre, Nutricionistas; Kátia Dias, Juliana, Virgínia Santana, Dra. Gabriela Luz, Coordenadora dos ACS e ACE Mirian Cipriano, Secretário de Obras Gilvá Ramos, Vereadora Marcilene Barros, Vereadora Ireny, Vereador De Assis, Pregoeira Carmem, Secretário de Esportes Wilson Filho e o Cirurgião Dentista Dr. Fábio.
Na ocasião a Assistente Social Regina Célia fez uma apresentação de produtos derivados da macaxeira que ela produz para aumentar a renda familiar.
No final da conferência foi entregue certificados aos participantes.
Galeria de Imagens:
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
