CRAS/Dom Expedito Lopes realiza roda de conversa/café da manhã em alusão ao Dia do Orgulho Autista

A Prefeitura de Dom Expedito Lopes-PI por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social: CRAS/PAIF, realizou nesta terça-feira (27), uma roda de conversa/café da manhã expressivo em alusão ao Dia do Orgulho Autista.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A ação ocorreu no auditório das secretarias de obras e agricultura.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O encontro levantou diversas questões ligadas à causa, as mães relataram sobre suas lutas para fazerem os tratamentos necessários e adequados, as dificuldades do dia a dia em casa e na escola, como agir diante de algumas situações e a dificuldade de conviver com preconceitos.
Diante das falas e depoimentos a secretaria de assistência social Edinalva Valentim, destacou a importância do encontro. “Tivemos uma roda de conversa de muito aprendizado, lutas, vitórias e conscientização. Foi um momento de troca de experiências e aprendizado sobre como incluir e respeitar as pessoas com autismo e demais deficiências em nossa sociedade. Vamos continuar lutando por mais inclusão e aceitação, juntos iremos em busca através da secretaria de saúde e o prefeito Valmir Barbosa para tentar ver a possibilidade de trazer profissionais que possam fazer um pré-tratamento aqui no município”. Pontuou a secretária.
Edinalva Valentim - Secretária Municipal de Assistência Social
A roda de conversa teve como base ouvir as necessidades das famílias e ter uma base de estudos para a projeção e encaminhamentos a serem propostos. Dentre os temas a serem abordados em futuras ações estão: as dificuldades de aceitação pós descoberta do diagnóstico, a importância do tratamento nos primeiros três anos de diagnóstico, o combate ao preconceito e a discriminação, ampliação de um olhar mais inclusivo da sociedade em respeito às dores e as lutas de cada família com integrante autista, bem estar emocional dos familiares, dentre outros temas de fundamental importância.
A Assistente Social Regina apresentou as leis que o município obedece e que dão seguimento a este movimento de conscientização.
Regina - Assistente Social
O evento foi coordenado pela Psicóloga Dra. Karla Izabella que repassou informações importantes sobre o Dia do Orgulho Autista.
Dra. Karla Izabella - Psicóloga
A dinâmica de descontração com música ficou por conta da Orientadora Francisca Mary que animou a todos com uma dinâmica descontraída.
Francisca Mary - Orientadora Social
Estiveram presentes no evento as convidadas especiais - Mães Atípicas, a Secretária de Assistência Social - Edinalva Valentim, Dra. Jhulyane Cunha - Psicóloga do CREAS, Belita - Recepcionista do CREAS, Coordenadora do CREAS - Joselma, Dra. Karla Izabella - Psicóloga do CRAS, Mirelly Barros - Estagiária de Assistência Social, Rafael - CRAS, Regina - Assistente Social do CRAS, Elandia - CRAS, as Conselheiras Tutelares, Michely, Marizone e Carol e ainda a presença da Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde a Dra Kelly.
Finalizando o evento teve sorteio de brindes e um delicioso café para as mamães presentes.
Galeria de Imagens:
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
