Iaspi efetua pagamento de abril e atendimento é restabelecido

O IASPI (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí) informou que efetivou o pagamento do mês de abril à rede credenciada e a maior parte dos hospitais já recebeu hoje (20). Assim, o atendimento aos usuários do sistema IASPI Saúde/PLAMTA continua acontecendo. Inclusive, o atendimento oncológico está assegurado. A exceção é o Hospital São Marcos, que não está atendendo sequer a urgências/emergências.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“Infelizmente, houve o caso de um paciente que veio a óbito, lamentamos que tenha chegado a esse ponto, e pedimos novamente a sensibilidade dos diretores dos hospitais para que retornem às atividades“, reitera a diretora geral do IASPI, Daniele Aita, lembrando que nesse caso específico do óbito de um paciente, quem responde por omissão de socorro é o próprio hospital, que recusou atendimento. Omissão de socorro é tipificada como crime pelo artigo 135 do Código Penal.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Diante da regularização do pagamento aos hospitais e clínicas, o IASPI recomenda aos usuários que se sintam prejudicados que denunciem através da Central do Usuário (3131-6133) das 7h-19h ou diretamente na Ouvidora do Instituto, no horário de funcionamento, informando qual o prestador que não prestou atendimento para que o Instituto possa tomar as devidas providências.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Os hospitais que não estão atendendo já foram notificados e, caso não retornem, vamos tratar o caso como quebra de contrato. Podem até ser descredenciados. Confiamos que o bom senso vai prevalecer e quem está parado deve retomar o atendimento de imediato”, prevê a diretora do IASPI.
No entanto, O Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) disse que os pagamentos à rede credenciada, referentes ao mês de abril, ainda não foram efetuados. Também esclareceu por meio de nota que não está sendo negado atendimento de urgência/emergência a nenhum usuário do Plamta, "pois isso implica em risco a sua saúde e a vida". "Estão suspensos apenas as consultas, cirurgias e atendimentos eletivos, os quais serão retomados tão logo os pagamentos sejam regularizados pelo governo. Portanto, não é admissível que o IASPI notifique os filiados a cumprirem o contrato, se o próprio órgão não o cumpre", disse o sindicato.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
