Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Saúde de Dom Expedito Lopes inicia campanha de conscientização contra o tabagismo

Por Josely Ecologista
Campanha contra o tabagismo
Campanha contra o tabagismo | ASCOM

O tabagismo é um problema mundial de saúde, que deve ser combatido. O cigarro é o único produto legal que causa a morte da metade de seus usuários regulares. Isso significa que 1,3 bilhão de fumantes no mundo, 650 milhões vão morrer prematuramente por causa do cigarro.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Observando números como esses, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou em Dom Expedito Lopes uma campanha de combate e conscientização contra o tabagismo.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A campanha tem o apoio total do prefeito Valmir Barbosa.

Na tarde desta terça feira 20/06/2023  a prefeitura municipal de Dom Expedito Lopes-PI através da secretaria municipal de saúde realizou no auditório da secretaria de Obras e Agricultura o lançamento da campanha de COMBATE AO TABAGISMO.

O programa tem como objetivo geral reduzir a prevalência de fumantes e, consequentemente, a mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

O evento iniciou com a formação de honra com autoridades e responsáveis pela campanha no município, a cerimonialista Francisca Mary relatou sobre substâncias existentes no cigarro e os males que podem provocar.

Francisca Mary - Cerimonialista

Abrindo o evento os adolescentes do NUCA fizeram uma apresentação de ballet.

A palestrante oficial da Campanha a enfermeira coordenadora da atenção básica, Paula Rosane explanou sobre o consumo de cigarros (tabaco) e cigarros eletrônicos (veipes) demonstrando as mais variadas substâncias contidas no cigarro e suas consequências.

Enfermeira Paula Rosane

Na ocasião aconteceu também uma participação com o cirurgião dentista Dr. Fabio Soares que explanou sobre saúde bucal, demonstrando possíveis doenças que afetam os dentes em decorrência do uso de cigarros.

Dr. Fábio Soares - Cirurgião dentista

O evento contou com um grande número de participantes entre eles algumas autoridades municipais: prefeito Valmir Barbosa, a primeira-dama Valdiva Barbosa, secretários municipais: Sabrina Vieira (saúde), Jusceneide Nobre (educação), Edinalva Valentim (social), diretor financeiro Gilvá Ramos (saúde), vereadora Marcilene Barros, coordenadora dos ACS/ACE Mirian Cipriano, equipes técnicas da saúde, Agentes de saúde e população em geral.

O programa será coordenado pela enfermeira Franciely Suzetty Araújo e contará com a participação dos profissionais do NASF/AB-DEL e da estratégia de saúde da família, coordenação de saúde bucal, coordenação ACS e ACE e coordenação de atenção Básica da SMS.

Os benefícios adquiridos ao parar de fumar podem ser notados instantaneamente. Após 20 minutos: a pressão arterial e a frequência do pulso voltaram ao normal.

Após 2 horas: não há mais nicotina circulante no sangue, Após 8 horas: os níveis de monóxido de carbono, presentes no sangue, atingem os valores normais e o nível de oxigênio aumenta, Após 24 horas: os pulmões passam a funcionar melhor e os brônquios já comece a limpar os resíduos deixados pelo tabaco, Após 48 horas: o olfato já pode sentir melhor os cheiros e o paladar degusta melhor a comida.

Confira imagens do evento:

Fonte: ASCOM

Comente