Prefeitura faz ações de conscientização contra o trabalho infantil em Dom Expedito Lopes

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Nesta terça-feira (20) a prefeitura de Dom Expedito Lopes por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social/CREAS/CRAS/CONSELHO TUTELAR em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Programa Criança Feliz, realizaram um grande evento em alusão a Campanha 12 de Junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, com as crianças da Escola Municipal Joaquim Pinheiro de Moura na localidade Serra dos Pinheiros em Dom Expedito Lopes-PI.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A Prefeitura de Dom Expedito Lopes-PI entende que esse é um assunto de interesse social e que precisa ser debatido amplamente.
O trabalho infantil é uma violação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, seja o direito à vida, saúde, educação, ao brincar, ao lazer, formação profissional e convivência familiar. Todas as formas de trabalho infantil são proibidas para menores de 16 anos de idade (Art. 7º, inciso XXXIII da Constituição Federal de 1988). A única exceção é a Aprendizagem Profissional, permitida a partir dos 14 anos.
Neste evento na Serra dos Pinheiros a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, levou para as crianças da Escola Joaquim Pinheiro uma manhã de ações orientativa sobre a campanha contra o Trabalho Infantil, pois a escola é um dos pontos estratégicos para trabalhar campanhas de conscientização contra o trabalho infantil. “No ambiente escolar é possível ter acesso às crianças e as informações sobre a realidade delas fora da sala de aula”.
A interação da equipe técnica e psicólogos com a criançada foi geral, teve apresentação teatral com os bonecos fantoches “Joãozinho e Mariinha” (atores Josely Ecologista e Francisca Mary), onde interagiram com as crianças levando mensagens de forma divertida que criança não deve trabalhar e sim estudar e brincar.
O evento contou ainda com a presença do prefeito Valmir Barbosa, da primeira dama Valdiva Barbosa, da secretária de educação Jusceneide Nobre, da secretária de Assistência Social Edinalva Valentim da Diretora Nega de Joel, professores e funcionários e todos interagiram com a criançada com o tema TRABALHO INFANTIL NÃO É BRINQUEDO!
‘Diga não a exploração do trabalho infantil.’
Consequências do trabalho infantil:
Reconhecido como uma das formas de exploração mais prejudiciais ao desenvolvimento pleno do ser humano, em seus efeitos, o trabalho infantil deixa marcas que, muitas vezes, se tornam irreversíveis e perduram até a vida adulta.
Exemplos dos impactos negativos do trabalho infantil:
Aspectos físicos: fadiga excessiva, problemas respiratórios, doenças causadas por agrotóxicos, lesões e deformidades na coluna, alergias, distúrbios do sono, irritabilidade.
Aspectos psicológicos: abusos físicos, sexuais e emocionais são os principais fatores de adoecimento das crianças e adolescentes trabalhadores. Outros problemas identificados são: fobia social, isolamento, perda de afetividade, baixa autoestima e depressão.
Aspectos educacionais: baixo rendimento escolar, distorção idade-série, abandono da escola e não conclusão da Educação Básica. Cabe ressaltar que quanto mais cedo o indivíduo começar a trabalhar, menor é seu salário na fase adulta.
GALERIA DE IMAGENS:
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
