Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Tribunal de Contas do Piauí multa prefeito de Fronteiras por irregularidades em licitação

Por Cristina
Prefeito Eudes afirma que seguirá decreto do governador Wellington Dias
Prefeito Eudes afirma que seguirá decreto do governador Wellington Dias |

 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

O prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro (PSD), foi multado em 1.500 UFR-PI, equivalente a R$ 6.480, pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Piauí. A decisão unânime, proferida em 1º de março deste ano, concordou com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC) sobre irregularidades em um procedimento licitatório.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

A decisão foi baseada no relatório de Representação da Divisão Técnica da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal - VI DFAM. Além da multa, foi recomendado ao prefeito que consulte as áreas técnicas sempre que realizar licitações e aditivos contratuais relacionados a serviços.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O valor da multa deverá ser recolhido ao Fundo de Modernização do Tribunal de Contas (FMTC) dentro de 30 dias após o trânsito em julgado da decisão.

A representação do Ministério Público de Contas, conduzida pelo procurador Márcio André Madeira de Vasconcelos, abordou supostas irregularidades na licitação Tomada de Preços nº 004/2021 realizada pela prefeitura de Fronteiras. A Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) do TCE-PI foi responsável por apurar os fatos e apresentar um relatório técnico.

Segundo o procurador, a prefeitura abriu uma licitação para contratar uma empresa de engenharia que executaria o serviço de roçado manual em estradas vicinais do município. A empresa Lima & Brito Consultoria e Serviços LTDA venceu o processo licitatório com uma proposta de R$ 317.335,00. O contrato foi assinado em 13 de julho de 2021.

Inicialmente, o contrato tinha uma validade de 90 dias, mas foi prorrogado até o final do ano. Faltando apenas 22 dias para o término do prazo, o Secretário de Infraestrutura, Joviano Gomes, solicitou um novo aditivo.

De acordo com o parecer, o aditivo resultou em um aumento de R$ 73.727,73 no valor global do contrato, representando um acréscimo de 23,23%. A prefeitura alegou que a empresa contratada solicitou o aditivo com base em uma planilha que apontava a diferença entre o valor do serviço prestado e o estabelecido no projeto base. No entanto, nenhuma alteração foi feita no projeto base, mesmo havendo um engenheiro concursado no município.

O procurador ressalta que a prefeitura de Fronteiras realizou o aditivo contratual sem um parecer técnico que justificasse ou comprovasse a necessidade dos aumentos de valores, impedindo uma fiscalização adequada do contrato administrativo.

O Ministério Público de Contas destaca em sua análise técnica que é considerado crime promover alterações contratuais ou vantagens que beneficiem o contratado sem autorização legal, na licitação ou no contrato, ou ainda pagar

Comente