Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

SELCUT de Dom Expedito Lopes-PI realiza I Seminário Municipal de Políticas Públicas de Cultura

Por Josely Ecologista
I Seminário Municipal de Cultura
I Seminário Municipal de Cultura | ASCOM

A prefeitura de Dom Expedito Lopes-PI, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, realizou, na noite desta quarta-feira (10/05), o I Seminário Municipal de Políticas Públicas de Cultura, com o objetivo de formalizar o sistema de cultura do município.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O evento aconteceu no Centro Esportivo Tio Zé, conduzido pela cerimonialista Francisca Mary que formou uma mesa de honra com a presença de autoridades, representantes da Fundação Bastos e o ator e cineasta Wandym Dantas representando os agentes culturais.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Francisca Mary - Cerimonialista

Iniciando o evento com a Fanfarra de Dom Expedito Lopes (FANDEL), executando o hino do município, e uma belíssima apresentação do ballet do município sob orientação da bailarina Kamila. Também ficaram em exposição algumas artes feitas por artesão do município.

O evento contou com a participação de autoridades municipais (Prefeito Valmir Barbosa, Primeira-dama Valdiva Barbosa, Secretário de Cultura Wilson Filho, Secretária de Assistência Social Edinalva Valentim, Secretaria de Saúde Sabrina Vieira, Vereadora Marcilene Barros), representantes da Fundação Bastos (Prof. Francisco Ladeira e Prof. João de Jesus) e o público com presença dos agentes culturais do município (Cineastas, atores, artesãos, músicos, cantores e demais artistas do município).

De acordo com o Professor Francisco Ladeira, todos os municípios estão sendo orientados pelo Ministério da Cultura, a criar o seu sistema de Cultura. “Para a prefeitura poder receber recursos da cultura do governo federal, como a Lei Aldir Blanc II e Lei Paulo Gustavo de fomento a cultura, é necessário que o município esteja organizado, através de Conselhos Municipais, com a representação da sociedade civil e poder público”, pontuou o professor.

Prof. Francisco Ladeira - Fundação Bastos

O Secretário Municipal de Cultura, Wilson Filho, disse “que a secretaria de cultura do município está buscando, aproximação com os fazedores de cultura  do município, para que na coletividade podermos movimentar as políticas públicas em parcerias com os artistas, iniciando a movimentação do sistema cultural através da realização deste primeiro seminário, para ter o conhecimento adequado e a qualificação necessária para pode receber recursos do governo e fomentar a cultura de Dom Expedito Lopes”. Expressou o secretário.

Wilson Filho - Secretário de Cultura

O prefeito Valmir Barbosa está confiante no trabalho do secretário Wilson Filho e acredita no crescimento da área da cultura do município, “pois a gestão já vem investindo bem no esporte, mas precisa se qualificar mais para captar recursos para fomentar vários outros setores que movimentam a cultura dom-expedito-lopense”, disse o prefeito.

Walmir Barbosa - prefeito

FALA DO BLOGUEIRO!

Planejar, dirigir e organizar políticas públicas democráticas que garantam o pleno exercício dos direitos culturais é um dos principais objetivos do secretário Wilson Filho, eu como amante da arte e da cultura, estou sempre conversando com o secretário e repassando informações sobre as necessidades dos fazedores de cultura do município e hoje posso afirmar temos um secretário que está interessado no desenvolvimento e crescimento de todos os artistas do município por isso, propõe-se, a ouvir a comunidade sobre os seus anseios para o setor”. Exclamou Josely Ecologista - Cineasta, ator, animador - palhaço (blogueiro).

Josely Ecologista - Agente Cultural

Em seguida o Prof. João de Jesus ministrou uma importantíssima palestra onde foi pontuado as formas para o município poder estar se preparando para receber os recursos federais de apoio a cultura, tirou as dúvidas dos agentes culturais, e afirmou que a parceria da Fundação Bastos, a SELCUT e Prefeitura do município trará grandes resultados para a área de cultura de Dom Expedito Lopes-PI.

João de Jesus - Palestrante

Galeria de Imagens:

Fonte: ASCOM

Comente