Maranhão é o 2º estado do Nordeste em número de pacientes aguardando por cirurgias

O Maranhão é o sexto estado do país e o segundo do Nordeste com o maior número de pessoas aguardando por cirurgias, de acordo com um levantamento do Governo Federal. São 47.488 mil pacientes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) à espera de um procedimento cirúrgico.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Apesar disso, a situação poderia ter melhorado, já que o estado foi um dos que mais receberam recursos do Programa Nacional de Redução de Filas no início deste ano, com um total de R$ 600 milhões destinados a reduzir pelo menos 40% das filas em 19 estados do país.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Entre os motivos que podem contribuir para essa demora está a falta de médicos. Segundo um estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Maranhão é o estado com o maior déficit de médicos por habitantes, com apenas um médico para cada grupo de mil habitantes.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A escassez de médicos dificulta a realização de qualquer procedimento cirúrgico, o que tem afetado pessoas como Jardel de Sousa dos Anjos, de 18 anos, que sofreu um acidente de moto há quatro meses e aguarda uma cirurgia para recuperar os movimentos do braço e da mão.
Por outro lado, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde Jardel deveria fazer a cirurgia, alega não ter anestesias disponíveis para o procedimento.
Fonte: Com informações do G1
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
