Alunos do Ginásio Municipal Francisco Belo participam de aula de campo nas Trilhas da Pedra Cabeça

Uma aula de campo foi a motivação para cerca de 40 alunos se embrenharem nas trilhas da Pedra Cabeça nesta segunda -feira, 03.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Estudantes e professores do Ginásio Municipal Francisco Belo de Sousa, escola localizada no município de Dom Expedito Lopes-PI-BR participaram de aula de campo em Lagoinha - Saco dos Bois durante o dia 3 de abril de 2023. Além dos destaques da geografia, biologia e aspectos da história, os estudantes ainda passaram pela prova de esforço físico ao trilharem nas rochas numa manhã fria.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A iniciativa faz parte das atividades em Educação Ambiental que tem como objetivo proporcionar momentos de aprendizagens significativas fora do espaço escolar por meio de uma abordagem interdisciplinar.
A aula de campo foi idealizada pela gestão escolar, professores, alunos, assessor técnico e na companhia de Josely Ecologista.
“O intuito é fazer com que os nossos estudantes desenvolvam mais conhecimentos. Eles aprendem a teoria em sala de aula, mas essa é a oportunidade de enriquecê-los e de construir", disse a gestora escolar.
As atividades consistiram em visitas às cavernas, pinturas rupestres, nascentes d’água e a Pedra Cabeça.
O percurso foi guiado pelo assessor técnico e biólogo Edson Carlos de Sousa Leal e pelo ambientalista Josely Ecologista.
Os alunos aprenderam noções básicas de convivência com o semiárido e tiveram a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre a história da Pedra Cabeça e sobre a flora e a fauna locais.
“Queremos avançar no quesito ambiental, é necessário mantermos uma consciência ecológica para a manutenção da vida no planeta” assim afirmou o biólogo Edson Carlos.
Biólogo Edson Carlos
O percurso de quase um quilômetro visitando lugares belíssimos e históricos entre eles a Pedra Cabeça, pinturas rupestres, cavernas, nascentes d’água, flora, fauna, uma trilha vencida pela equipe do Ginásio Municipal Francisco, de Dom Expedito Lopes.
Para a Diretora Vera, a atividade é uma opção de aprendizagem e de melhoria do relacionamento do grupo entre si e com o meio ambiente.
Diretora Vera
Antes de se colocar na trilha, o grupo se concentrou na escola para receber orientações sobre a trilha e ouvir algumas palavras sobre meio ambiente. Entre as indicações, a importância de se ter cuidado com a entrada naquele ambiente, que é uma área de natureza ambiental, onde o ser humano é o invasor. Não coletar folhas, quebrar galhos e principalmente não deixar lixo na trilha foram as principais dicas do Assessor Técnico Edson Carlos.
O objetivo da caminhada é sensibilizar os participantes sobre a preservação da área, que é um dos mais significativos patrimônios paisagísticos e históricos da cidade, e que fica bem próximo da área urbana. Através do conhecimento sobre o local, suas características e importância, e que todos devemos contribuir para a valorização do meio ambiente e da cultura da cidade.
Confira nos vídeos abaixo:
Clipe da Trilha Ecológico rumo a Pedra Cabeça, narrativa histórica de uma nascente d’água e a importância monumento natural da Rocha Pedra Cabeça com o Biólogo Edson Carlos.Galeria de Imagens:
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
