TAXA DE JUROS NO BRASIL
O Presidente Luís Inácio Lula da Silva, na posse do Economista Aloizio Mercadante na Presidência do BNDES- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – uma empresa pública federal cujo principal objetivo é o financiamento de longo prazo e investimentos em todos os segmentos da economia brasileira, falou que a taxa de juros aplicada no Brasil, nos dias de hoje, é considerada alta, o que prejudica o crescimento da economia.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Tal declaração do chefe do Poder Executivo causou discussões a respeito da autonomia do Banco Central, que através do seu comitê, regula a taxa Selic.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A taxa de juros é um dos conceitos financeiros fundamentais que os investidores devem entender. Ela é essencial para compreender o quanto você pode ganhar ou perder com um investimento ao longo do tempo.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A taxa de juros pode ser definida como a relação entre os valores pagos ou recebidos no fim de um período pré-acordado.
Em outras palavras, a rentabilidade de qualquer operação, seja na forma de dividendos ou de dinheiro, pode ser classificada como juros.
O que é taxa de juros ?
Primeiro é preciso explicar os juros. Uma forma simples de traduzir é dizer que o juro é o valor do dinheiro no tempo, ou como se fosse um aluguel que se paga para pegar dinheiro emprestado (ou que se recebe para emprestar dinheiro). Por isso, o juro sempre estará associado a esses dois fatores: 1) o valor envolvido na transação; e 2) o tempo.
Desta forma, bancos e outras instituições financeiras fazem o meio de campo entre quem tem o dinheiro (poupador ou investidor) e quem precisa daquele dinheiro (tomador ou devedor). Nessa troca entre um e outro surgem os juros.
Funciona assim: a pessoa que poupa ou investe seu dinheiro em uma instituição financeira vai emprestar aquele dinheiro a um tomador/devedor. Este devedor então pagará o valor recebido mais juros à instituição financeira. Por fim, o banco fica com uma parcela do valor pago como remuneração e devolve a quem poupa/investe a quantia previamente emprestada, mas com juros no momento futuro, conforme combinado.
Resumindo, o tomador do dinheiro devolverá ao banco um valor maior do que foi emprestado e o investidor vai receber um montante maior do que o investido.
E é nesse momento que surge a taxa de juros, que é calculada em percentual.
Taxa de juros e taxa Selic são a mesma coisa?
No Brasil a taxa de juros mais conhecida é a Selic. Isso porque ela é a taxa básica de juros da economia brasileira. Isso significa que a Selic acaba influenciando todas as outras taxas de juros como a de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.
De forma simplificada, o valor da Selic aponta o que o governo paga de juros para as instituições financeiras que compram títulos públicos do Tesouro Nacional.
Mas a Selic, na verdade, é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação do país. Quando o Banco Central quer reduzir a inflação, ele aumenta a Taxa Selic porque, assim, aumentará o “custo” do dinheiro. Com isso, fica mais caro pegar empréstimos, fazer financiamentos e consumir. A redução do consumo força uma redução da inflação.
A taxa de juros e a inflação
Uma das maiores relação entre a tx de juros é a inflação , quando o limite da meta da inflação corre o risco de ser ultrapassado, o Banco Central- BC usa como estratégia para tentar conter essa alta a elevação dos juros. Como a Selic maior representa uma inibição ao consumo, diminui-se a pressão de alta sobre os preços no país. Mas, por outro lado, quando a inflação está controlada e o governo quer incentivar a economia, ele pode reduzir a taxa Selic. As taxas de juros menores estimulam o crédito e o consumo, que, por sua vez, estimula a economia. Assim, a Selic é uma forma de o governo, através do BC, manejar a inflação no país. Com a Selic alta há menos crédito no mercado, menos dinheiro circulando e a procura por produtos e serviços é menor.
A taxa de juros e o cambio
No que concerne ao cambio,, já é quando a Selic está alta, muitos investidores e especuladores estrangeiros aplicam dinheiro no Brasil para aproveitar a alta dos juros. Desta forma, circula muito mais dólar na economia brasileira, o que pode fazer o real, ou seja, a nossa moeda, ganhar força. Dessa forma, quando a taxa de juros sobe, o real tende a se valorizar diante do dólar, diminuindo o custo de importados.
Por que a taxa de juros influencia nos investimentos?
As taxas de juros afetam o dia a dia de todas as pessoas, pois elas têm influência em diversas áreas da economia. Entre elas, os investimentos.
Alguns tipos de investimento, particularmente aqueles da renda fixa, funcionam, em certa medida, como um empréstimo de dinheiro entre o investidor e instituições financeiras ou empresas. Quando o investidor empresta dinheiro para um banco financiar suas operações, fará isso investindo em um CDB (Certificado de Depósito Bancário). Quando opta por emprestar para que o banco, por sua vez, financie o agronegócio ou o setor imobiliário, fará isso investindo em uma LCA ou LCI (Letra de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliária).
Já se o investidor preferir emprestar seu dinheiro para uma empresa, pode fazer isso investindo em debêntures.
Ao final de cada operação, no prazo combinado, o investidor receberá o capital inicial investido somado aos juros combinados, depois do abatimento do Imposto de Renda, que incide apenas sobre os rendimentos e nunca sobre o valor total investido.
Nessas operações, o investidor poderá escolher entre uma taxa fixa pré-determinada, também chamada de taxa prefixada, ou optar por uma taxa pós-fixada, que ficará atrelada a algum indicador da economia, como a Selic, o CDI ou o IPCA, o índice oficial da inflação no Brasil, por exemplo. Existe ainda a possibilidade de investir em ativos com taxas híbridas, que misturam uma parte da rentabilidade prefixada com outra pós-fixada.
A taxa de juros prefixada, como o próprio nome diz, se manterá sempre a mesma ao longo de todo o período do investimento. Já a pós-fixada flutuará junto com o indicador especificado.
Qual é o melhor investimento quando os juros estão altos?
A resposta para essa pergunta sempre será: depende. Não existe uma fórmula mágica ou uma resposta 100% certa, porque isso vai depender de uma série de fatores como horizonte de tempo de investimento, necessidade de liquidez, perfil de investidor, objetivos financeiros, entre outros.
Valmir Martins Falcao Sobrinho
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
