Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Wilson Filho Secretário da SELCUT-DEL participa de Encontros Culturais em Teresina

Por Josely Ecologista
Encontro das culturas em Teresina
Encontro das culturas em Teresina | ASCOM

O Secretário Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Dom Expedito Lopes-PI, Wilson Filho acompanhado do Ativista Cultural Josely Ecologista, participaram no dia 01/12 de dois grandes encontros culturais em Teresina-PI, Encontro das Culturas do Piauí com o ex-ministro da cultura Juca Ferreira no Teatro 4 de Setembro e o resgate das escolas de samba da capital, nas comemorações do Dia Nacional do Samba com a Velha Guarda do Piauí, evento aconteceu no Clube dos Diários.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

No Teatro 4 de Setembro o estiveram presente o Ex Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, deputado estadual e ex Secretário de Cultura do Estado, Fábio Novo, e o atual Secretário de Cultura do Estado Carlos Anchieta, entre outros e outras.

Nesse encontro foi abordado vários assuntos culturais e políticos, onde foi destacado boas novas para a cultura do Brasil e do Piauí.

O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, que integra equipe de transição, confirmou que o presidente eleito Lula (PT) recriará o Ministério da Cultura.

Entre os nomes cotados para assumir o comando da área estão o próprio Juca Ferreira, que está à frente da comissão de transição da Cultura, além dos cantores Daniela Mercury e Chico César.

Ex Ministro Juca Ferreira

Entre as prioridades da nova gestão, está a vinculação da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC, ao Ministério da Cultura. O ex-ministro defendeu que o veículo oficial do governo seja usado para fomentar a cultura do país.

O ex-ministro também pontuou que a Cultura também receberá uma fatia maior do orçamento e terá mais recursos a partir de 2023.

Josely Ecologista com o Ex Ministro Juca Ferreira

O deputado Fábio Novo disse que no encontro de Juca com os artistas e gestores do estado, o ex-ministro reafirmou que o presidente Lula vai recriar o Ministério da Cultura.

Informou ainda que os 100 primeiros dias da gestão será de destravar os recursos que já tem assegurados para o setor cultural como a Lei Aldir Blanc II, a Lei Paulo Gustavo, os recursos da Agência Nacional de Cinema e do Fundo Nacional de Cultura”, disse Fábio Novo.

Deputado Fábio Novo

No primeiro ano, segundo Fábio Novo, o Piauí vai receber cerca de R$ 150 milhões com as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. 

No Teatro 4 de Setembro, o diálogo com Juca foi organizado por Francisco  Pellet. O ex-ministro conversou sobre a equipe de transição e a recriação do Ministério da Cultura com artistas e gestores.

Josely Ecologista com o Francisco Pellet

No encontro com a Velha Guarda do Samba do Piauí, os visitantes de Dom Expedito Lopes, foram recepcionados pela Cantora e Compositora Claudia Simone e o excepcional Coreógrafo do Ballet do Piauí, Prof. Frank Lauro.

Na ocasião o Secretário Wilson Filho interagiu com os membros da Velha Guarda, adquirindo conhecimento sobre a origem do samba e das escolas de samba do Piauí, fortalecendo relações culturais com fazedores de culturas renomados.

No Dia do samba o Brasil fica em festa e no Piauí não foi diferente, especialmente em Teresina, onde a VELHA GUARDA DO SAMBA se mobilizou em um belíssimo evento para contar a sua história. O evento aconteceu no dia 01/12, no Clube dos Diários, iniciando às 9h da manhã, com a Exposição “SAMBA, ETERNAMENTE, SAMBA – NÃO DEIXE O SAMBA MORRER” que reuniu  as Escolas de Samba de Teresina, com o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba de Teresina (LIESTE). A Exposição contou a história do samba através de fotografias de foliões e passistas, além dos adereços das Escolas de Samba de Teresina.

O Mestre da Velha Guarda Nilton Garcia se dedicou mais intensamente a cultura do Samba de raiz piauiense, um legado deixado por Teodoro Garcia, seu avô, conhecido por Mestre Teodoro “Galo Preto“, declara: “Depois do show que fizemos com a cantora Cláudia Simone, no Theatro 4 de Setembro, passamos a nos reunir e a planejar atividades que valorizassem a Velha Guarda do Samba do Piauí como a que vai acontece no Dia Nacional do Samba.”

Mestre Nilton Garcia com a cantora Claudia Simone e o secretário Wilson

De acordo com Jamil Said “É um evento muito importante pois já fazem 7 anos que as Escolas de Samba não desfilam em Teresina, aceitar o convite do Mestre Nilton Garcia para fazer parte da VELHA GUARDA DO SAMBA DO PIAUÍ é um momento muito especial que enaltece o samba e valoriza as Escolas de Samba.”

Jamil Said com o secretário Wilson e Josely Ecologista
Um dos grandes momentos do evento foi o Show VELHA GUARDA DO SAMBA DO PIAUÍ E CONVIDADOS.

Esse show especial teve arranjos especialmente criados pelo Grupo Exporta Samba para os sambas inéditos, canções  apresentadas pelos membros da Velha Guarda e pela cantora e compositora Cláudia Simone. São composições autorais e pelos os compositores: Manoel Messias (GRES Sambão), João Violão, Manoel Cruz, Jaime dos Bambas e Nilton Garcia (Isambar), Tânia Said, entre outros.

Cláudia Simone, que fez um show homenageando a Velha Guarda do Samba do Piauí e está afrente da organização do Dia Nacional do Samba ao lado de grandes sambistas Piauiense. “Iniciei uma pesquisa sobre o samba porque queria saber quem era a Velha Guarda do Samba do Piauí. Procurei o Mestre Nilton Garcia em busca do seu conhecimento, sendo ele o fundador do Instituto Samba de Raiz, onde cheguei a ser Presidente durante alguns anos. Como é uma história linda, me sinto envolvida com o samba e especialmente com a Velha Guarda do Samba do Piauí.”

Cantora Claudia Simone com o secretário Wilson

FICHA TÉCNICA:

VELHA GUARDA DO SAMBA DO PIAUÍ:
Manoel Messias (GRES Sambão), João Violão, Manoel Cruz, Jaime dos Bambas e Nilton Garcia (Isambar).

Cláudia Simone (Cantora, apresentadora e Produtora do evento SAMBA, ETERNAMENTE, SAMBA – NÃO DEIXE O SAMBA MORRE.

GRUPO EXPORTA SAMBA

Violão: Markinhos Maranhão (Marcos Aurélio Pereira da Silva)

Tantan: Dilson (Dilson Lima Araújo)

Pandeiro: Paizim do Pan (Reginaldo de Assis Costa)

Banjo: Negrito (Jorge Marcelo Lopes da Silva)

Rebolo: Júnior Pimpa (João da Cruz Ferreira da Silva Júnior)

Cavaco: Gilberto da Silva Ribeiro

Violão 7 cordas: Wellington Torres de Vasconcelos

Direção Musical do Show em Homenagem à Velha Guarda: Nilton Garcia e João Violão.

Confira abaixo reportagem realizada pela TV Assembleia do PI.

Galeria de Imagens:

Fonte: ASCOM

Comente