Alunos do Curso Negócio Certo Rural-SENAR visitaram localidade Sitiozinho em Dom Expedito Lopes.

A instrutora Lilia do SENAR acompanhou alunos da UESPI na localidade Sitiozinho em Dom Expedito Lopes-PI em uma visita técnica do Curso Negócio Certo Rural, a visita aconteceu em quatro áreas (Fábrica de Cajuina, Produção de Castanhas de Caju, Aviário e quintal produtivo (hortaliça-alface).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A visita teve como meta demostrar diferentes formas de empreendedorismo, onde pessoas simples agricultores se tornam produtores e atingem grandes metas como exportação de produtos para grandes empresas locais e de outros estados.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
“Um curso chamado Negócio Certo Rural que está acontecendo em Picos, com os alunos de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, eles tinham uma certa dificuldade de visitar um local onde abrangessem várias atividades da área agrícola no mesmo local, e aí como já sou parceira do Edgar, do seu Francisco, do Ednaldo e do seu Inácio a muito tempo eu resolvi trazer eles pra cá, agente começou nossa visita pela fábrica de cajuina do seu Francisco, pelas fábricas de castanha do Edgar e do Ednaldo e agora agente veio visitar o aviário do seu Inácio, que ele tem o projeto de montar uma granja aqui na região do Sítiozinho, tanto com ovos de galinhas ornamentais, como ovos caipiras para consumo normais, pra venda de ovos pra choco e pra consumo, fora a carne da galinha que é muito apreciada. No Negócio Certo Rural agente vê toda a potencialidade da região, que no caso do Sitiozinho é a Cajuina, a castanha, agora seu Inácio com avicultura entre outras, então agente identifica na região as potencialidades e tenta de alguma maneira levantar da um impulso nessa realidade para que o produtor da região tenha uma fonte de renda e uma melhor qualidade de vida”. Pontuou a instrutora do SENAR.
Professora Lilia SENAR/PI
PROGRAMA NEGÓCIO CERTO RURAL:
No curso Negócio Certo Rural, você vai aprender a desenvolver um Plano de Negócios, que pertence ao programa Empreendedorismo e Gestão de Negócios. O curso apresenta conceitos de empreendedorismo, planejamento e administração e contém atividades que irão lhe ajudar a criar um Plano de Negócio bem estruturado, que pode contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural e planejamento de novas oportunidades de negócios.
Uma das prioridades visitadas foi o aviário de seu Inácio.
“Hoje estou com a ISA Brown e Brahma que são as alemãs, essas raças são consideradas galinhas ornamentais, também tenho o Índio Gigante que fica do outro lado, esse lado está focado digamos assim da ostentação”. Falou o criador seu Inácio.
Seu Inácio
Os alunos puderam conhecer todo o processo da da fabricação de Cajuina e do fermentado (vinho de caju), com orientações dos produtores seu Francisco e Lucinary.
“Comecei com uma pequena produção de cajuina de forma artesanato, depois fui me capacitando e melhorando a cada dia, hoje já tenho minha própria marca e produção de cajuina de excelente qualidade”. Expressou a produtora Lucinary Sousa.
Lucinary produtora
A secretária municipal de agricultura também esteve presente e acompanhou as visitas com a equipe da professora Lilia. “Cada vez que eu venho aqui nessa comunidade me surpreendo com tanta coisa boa, com tanta coisa bonita, tantas pessoas empreendedoras, pessoas que estão sempre buscando mais, isso serve de exemplo para o restante de nossa cidade ou seja está mostrando esse trabalho, esse esforço desse pessoal em querer buscar mais, em querer ter algo, então isso é de grande importância, então se me convidarem estou sempre presente no dia a dia, recebi o convite da professora Lilia do SENAR e vim prestigiar maus uma vez eu já conhecia a criação de seu Inácio e vejo que a cada dia tá inovando, tá buscando trazer algo importante, então isso é muito gratificante agente poder contribuir, saber que tem pessoas que se preocupa que está buscando algo para sua renda familiar, pra ter opções para as pessoas, então essas raças que ele mostrou a qual ele está cativando aqui na sua propriedade, isso vai expandir, e é muito importante, estou sempre presente para acompanhar“. Expressou a Secretária de Agricultura, Marcilene Barros.
Secretária Marcilene com a professora Lilia
Os alunos também visitaram duas fábricas de castanha de caju e uma grande horta de alface em um dos quintais produtivos da localidade.
Galeria de Imagens:
Fonte: ASCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara
