Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372

Dom Expedito Lopes em parceria com o SENAR-PI realiza curso de fruticultura para agricultores

Por Josely Ecologista
Curso Tratos Culturais
Curso Tratos Culturais | ASCOM

O município de Dom Expedito Lopes - gestão Valmir Barbosa, vem a cada dia capacitando os munícipes em todas as áreas, a secretária de agricultura do município, professora Marcilene Barros, não mede esforços para levar mais conhecimentos ao homem do campo e mais uma vez articulou para trazer um curso de Trato Culturais em Plantas Frutíferas alvejando melhorias na produção do caju no município.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Secretária Marcilene Barros

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O cultivo de plantas frutíferas se caracteriza por apresentar aspectos importantes no contexto socioeconômico.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A Prefeitura de Dom Expedito Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), está realizando curso gratuito de Tratos Culturais em Plantas Frutíferas.

A capacitação será de 24 horas e inclui: instalação da lavoura, manejo e tratos culturais, podas, colheita e comercialização.

O curso é ministrado pelo instrutor do SENAR, Luiz Eduardo e tem como objetivo propiciar a aprendizagem e capacitação visando desenvolver o potencial empreendedor dos participantes produtores, proprietários e trabalhadores rurais.

Serão ministradas técnicas econômicas e ecológicas desde a escolha das mudas frutíferas de espécies variadas, no caso aqui do município será mais voltado ao caju, pois é a frutífera prioritária da região, os cuidados na instalação e no planejamento de pomares, bem como no manejo do solo, da planta e das frutas, antes e depois da colheita.

As frutas são fundamentais como complemento alimentar, sendo fontes de vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras indispensáveis ao bom funcionamento do organismo humano. O cultivo de plantas frutíferas se caracteriza por apresentar aspectos importantes no contexto socioeconômico, com utilização intensiva de mão-de-obra, proporciona um grande rendimento por área, sendo por isso uma ótima alternativa para pequenas propriedades rurais. Possibilita o desenvolvimento de agroindústrias, tanto de pequeno quanto de grande porte. 

O curso iniciou nesta segunda-feira dia 19 e vai até a quarta dia 21 de setembro, com aulas teóricas na sala e aulas prática no campo, os participantes, receberão gratuitamente material didático e certificado de conclusão.

A abertura do curso contou com a presença do Secretário Municipal de Administração Francival Gonçalves, a Secretária Municipal de Agricultura Marcilene Barros e o representante do banco do Nordeste Agivan Luz.

Francival Gonçalves - Secretário de Administração 

Agivan Luz - banco do Nordeste

“Primeiro agradecer a todos que vieram participar e o apoio da prefeitura municipal com toda a articulação que teve juntamente com o pessoal do PRODETER do banco do Nordeste que também apoiam esse evento, o SENAR busca muito a questão da profissionalização  do trabalhador, da trabalhadora rural, com esse curso agente quer que o agricultor se profissionalize na área dele, no caso falando de fruticultura que é o tema do nosso curso, aqui a frutífera principal do nosso curso é o caju, então com esse curso ele vai aprender todo o manejo desde o recebimento da muda, ao receber a muda na propriedade como fazer o plantio correto, qual é a correção do solo, como se é feito os tratos culturais, de poda, de manejo fitossanitária, como é a questão nutricional, como ele vai escolher o espaçamento, ou seja toda a parte de tratos culturais das frutíferas. O nosso lema do SENAR é ‘APRENDER A FAZER FAZENDO’, então agente tem a parte de sala de aula, mas é a sala intercalada com a prática, intercalada com o campo, nessa aula prática agente vai mostrar tudo que vimos na sala de aula. Sobre a receptividade aqui no município, graças a Deus uma receptividade muito boa o local com estrutura adequada para que agente possa realizar o evento, então assim um suporte muito bom por parte da secretaria de agricultura do município, os alunos graças a Deus eu tive a sorte de pegar alunos bastante capacitados uma turma que temos aqui dois agrônomos, temos técnico, tem biólogo, tem advogado na turma então temos uma turma bem diversificada bem antenada é um desafio para mim, uma turma que agente sabe que vão participar muito do curso, então estou muito feliz com a participação com o engajamento das pessoas. Para os municípios que tiverem interesses em adquirir esse e outros cursos, os interessados podem estar entrando em contato através das redes sociais do SENAR ou visitar os Sindicatos dos Produtores Rurais aqui na região na cidade de Picos”. Pontuou o instrutor Luiz Eduardo.

Luiz Eduardo - Instrutor do SENAR/PI
Imagens do primeiro dia de curso:
 

 

Fonte: ASCOM

Comente