
Secretaria de Saúde iniciou campanha de vacinação da Poliomielite e Multivacinação nesta segunda (8)

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 08 de agosto, duas campanhas de vacinação no município. Uma é contra a Poliomielite e a outra é uma campanha de Multivacinação. Em coletiva de imprensa, a Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, juntamente com a Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, explicaram como procederá as campanhas.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane Gil, as campanhas de vacinação objetivam atualizar a caderneta vacinal das crianças.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
“Estamos dando início a campanha de vacinação contra a Poliomielite, que é para a faixa etária de 1 a 4 anos de idade e a Multivacinação é para crianças e adolescentes até 14 anos, para que assim, eles possam atualizar sua caderneta e seu esquema vacinal. No dia 20 de agosto, teremos o Dia “D” onde todas as salas de vacina do município estarão abertas para que todos os pais possam levar suas crianças”, explicou a Secretária.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Secretária de Saúde, Tatiane Gil (Foto: Isael Pereira)
Tatiane Gil ainda explica que a campanha de Poliomielite será disponibilizada durante o período de 08 de agosto até o dia 09 de setembro. “A campanha de Poliomielite é do dia 08 de agosto até 09 de setembro, sendo que vamos realizar o Dia “D”, no dia 20 de agosto. Já a Multivacinação continuará, pois, as vacinas já estão disponíveis no calendário de vacinação das crianças e adolescentes do município”, explicou Tatiane Gil.
Quais são as vacinas da Multivacinação?
Segundo o Ministério da Saúde, engloba as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
A Coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, falou acerca da documentação necessária para os pais das crianças levarem e sobre os locais de vacinação.
“Os pais devem comparecer aos locais de vacinação, levando a Carteira de Vacina e o Cartão do SUS. Lembramos que os locais de vacinação serão as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e aquelas UBS que não possuem sala de vacina fixa, terão que ir na Secretaria de Saúde, para agendar um dia para levar as vacinas até a localidade”, frisou a Coordenadora.
Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Isael Pereira)
Questionada a respeito de uma possível falta de vacinas da Poliomielite, Mariana Fontes, destacou que acredita que em Picos não ocorrerá esse problema.
“Acreditamos que não ocorrerá um problema de falta de vacina, recebemos as vacinas destinadas a esse público da Poliomielite. Porém, como todas as campanhas, as vacinas vêm de forma fracionada, então estaremos disponibilizando conforme a disponibilização do Ministério da Saúde e a SESAPI”, contou Mariana Fontes.
Covid-19
Ainda durante o mês de julho, o Ministério da Saúde, divulgou a aprovação da aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos de idade. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), depois que os técnicos da agência reguladora consideraram os estudos de efetividade e segurança da vacina nessa faixa-etária.
Nesta segunda-feira, durante a coletiva de imprensa, a Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, falou sobre o assunto e quando essa vacinação estará disponível no município. “Foi divulgado essa vacinação, mas as doses ainda não chegaram ao nosso município, então, estamos aguardando as doses da vacina chegar, para realizar um cronograma de aplicação”, disse a Secretária.
A Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, também aproveitou a oportunidade para falar sobre a situação atual da Covid-19 no município.
“Atualmente o número de casos se encontram estabilizados, e os casos que temos são bem leves, parecidos com casos de gripe. Quero destacar que a vacinação continua disponível de segunda a sexta-feira, pelo menos durante três dias da semana, o município faz a aplicação de 3ª e 4ª dose. E também estamos realizando repescagem de 1ª e 2ª dose para aquelas pessoas que ainda não iniciaram seu esquema vacinal ou que por algum motivo não conseguiram tomar a 2ª dose”, pontuou a Coordenadora.
Números da Covid-19 em Picos
De acordo com o último Boletim da Covid-19, divulgado pela Secretária de Saúde, nesta segunda-feira, 08 de agosto, atualmente o município, possui 13.447 casos confirmados da doença, sendo que deste total, 13.156 pessoas já se recuperaram, 185 vieram a óbito em decorrência do vírus, e 106 pessoas estão diagnosticadas com casos ativos.
Vacinômetro
Atualmente a cidade de Picos, já possui 73.328 pessoas vacinadas com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 e 66.468 com a 2ª dose. Já com a 1ª dose de reforço, 48.691 pessoas já foram imunizadas e 20.487 já foram vacinadas com a 2ª dose de reforço. Já a dose adicional foi aplicada em 1.146 pessoas e a dose única em 1.086 pessoas. Totalizando ao todo, o município já aplicou 211.206 doses de vacinas.
Fonte: CCOM
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Como a tecnologia ajuda pequenas empresas a crescer
-
O crescimento do mercado de colecionáveis e seu valor emocional
-
Abertura do Picos Cidade Junina 2025 reúne multidão e grandes artistas
-
Polícia Militar prende foragido do sistema prisional por tráfico de drogas e apreende entorpecentes
-
O futuro dos cassinos móveis no ecossistema da Apple e a tendência para depósitos acessíveis