
Até este dia 20 de junho o TCE Piauí fiscalizou 159 municípios para validação do IEGM 2021

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realiza desde a última segunda-feira (20) um trabalho inspeção presencial para validação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referente ao exercício de 2021. Ao todo, 15 equipes de fiscalização estão em campo, visitando 159 municípios piauienses. O trabalho segue até o dia 08 de julho.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A fiscalização visa verificar, in loco, as respostas prestadas pelos gestores nos questionários aplicados pelo IEGM, referentes a 2021, para aferir se as informações estão corretas e de acordo com a realidade dos municípios.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
A auditora de Controle Externo e coordenadora do IEGM no TCE-PI, Lucine Batista, reforça a importância de os gestores estarem com a documentação organizada quando receberem a visita da equipe. “O TCE enviou avisos aos gestores solicitando uma série de documentos, que devem estar no local quando visitarmos os municípios”, disse.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Para o auditor de Controle Externo Elbert Alvarenga, diretor de Fiscalização da Administração Municipal, “as inspeções in loco são essenciais para que o Tribunal de Contas possa observar a realidade das administrações municipais, constatando, presencialmente, os problemas enfrentados e seu desempenho na gestão pública”, pontuou.
Sobre o IEGM
O IEGM é composto pela combinação dos dados governamentais, dados de prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas Prefeituras Municipais e avalia a qualidade de gastos, as políticas e atividades municipais, estabelecendo visões da gestão para sete dimensões da execução do orçamento público, selecionadas a partir de sua posição estratégica no contexto das finanças públicas, sendo: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.
Os objetivos do Índice são compor a consolidação do IEGM Brasil relativo ao exercício de 2021, oportunizar aos gestores a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento, contribuir para a transparência e aprimoramento da gestão pública, melhorar a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas, alcançar eficácia e efetividade nas ações de controle externo e fortalecer o controle social.
Para mais informações acesse a página do IEGM.
Fonte: tce.pi.gov.br
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Instituto Estimativa: Gestão de Josué Alves tem aprovação de 67,30%
-
PMMCT/PI: Por meio da Secretaria de assistência Social realizou o encerramento do agosto Lilás
-
CONVITE: Encerramento da Campanha “Agosto Lilás” neste dia 31 de agosto 2022
-
MCT: A de Educação concluiu hoje a entrega de uniformes para os alunos da rede municipal
-
Secretaria de Saúde de Morro Cabeça no Tempo realiza palestra sobre hipertensão e diabetes